E foi lançado o KDE Plasma 5.26.3 com melhorias no Plasma Wayland, e mais. Confira as novidades dessa atualização e veja como instalar.
O KDE Plasma Desktop é um incrível ambiente que oferece uma área de trabalho de aparência bonita que tira total vantagem da tecnologia de computação moderna.
A equipe por trás projeto diz que se você está procurando um ambiente de trabalho familiar, Plasma Desktop oferece todas as ferramentas necessárias para uma experiência de computação de desktop moderna para que você possa ser produtivo desde o início.
Aliás, através do uso de efeitos visuais e gráficos escaláveis, a experiência de desktop não é apenas suave, mas também agradável aos olhos.
Agora, o Projeto KDE lançou hoje o KDE Plasma 5.26.3 como a segunda atualização da mais nova série estável deste ambiente de desktop aclamado, moderno e amplamente utilizado para distribuições GNU/Linux, dispositivos móveis e TVs inteligentes.
Novidades o KDE Plasma 5.26.3
Chegando duas semanas após o KDE Plasma 5.26.2, a atualização do KDE Plasma 5.26.3 está aqui para melhorar ainda mais a sessão Plasma Wayland, abordando problemas que os usuários encontraram com o aplicativo Steam, bem como outros aplicativos que usam XWayland ao usar a configuração padrão de “Aplicativos legados se dimensionam sozinhos”.
Com esta atualização, esses aplicativos agora são dimensionados corretamente no tamanho esperado.
Também para a sessão Plasma Wayland, a atualização do KDE Plasma 5.26.3 resolve um problema encontrado pelos usuários do Firefox ao clicar e arrastar algo no navegador da web, o que fazia com que o cursor ficasse preso em seu estado de “mão agarrada” até que você arrastasse uma guia .
Entre outros problemas significativos, esta versão corrige uma das falhas mais comuns da área de trabalho do Plasma ao usar o aplicativo Plasma Vaults, bem como uma regressão recente na sessão X11 que pode fazer com que as janelas maximizadas não sejam redesenhadas corretamente ao usar um fator de escala.
Também foi corrigida uma falha introduzida recentemente que tornaria difícil para os usuários clicarem no pixel da tela mais à direita para acionar o botão Fechar em janelas maximizadas, configuração do painel para limitar adequadamente o tamanho máximo do painel à metade da altura e screencasts invertidos em OpenGLES e memfd.
O KDE Plasma 5.26.3 também atualiza o Plasma NetworkManager (plasma-nm) para detectar corretamente a biblioteca libreswan 4.9 e posterior, aborda vários outros problemas com a sessão X11 e corrige alguns aborrecimentos no gerenciador de pacotes Plasma Discover.
Para usuários móveis, também há suporte aprimorado para tablets, pois esta versão garante que a “proporção de bloqueio” permaneça verdadeira e que o botão de reinicialização para a visualização de saídas funcione conforme o esperado.
Além disso, os dispositivos agora são excluídos das configurações quando são removidos e você deve ver algumas melhorias visuais na tela inicial e na tela de bloqueio.
Para saber mais sobre essa versão do KDE Plasma, acesse a nota de lançamento.
Como instalar ou atualizar
O Plasma 5.26.3 já é oficial, mas, como sempre, isso não significa que possamos instalá-lo facilmente em nossa distribuição Linux.
O primeiro sistema a tê-lo disponível será o KDE neon, onde provavelmente chegará nas próximas horas.
Posteriormente, eles adicionarão outras distribuições, entre as quais os Rolling Releases surgirão mais cedo, embora isso não signifique que o farão em breve; pode demorar alguns dias ou mesmo algumas semanas.
Então, o ambiente de desktop KDE Plasma logo chegará nos repositórios de software estáveis de sua distribuição Linux favorita, especialmente lançamentos como KDE neon, Arch Linux, openSUSE Tumbleweed e Solus.
E se você usa o Ubuntu…
Veja como instalar o KDE Plasma 5.x no Ubuntu e derivados