E foi lançado o KDE Plasma 5.25 Beta com novas opções de personalização, e mais. Confira as novidades dessa prévia do ambiente.
O KDE Plasma Desktop é um incrível ambiente que oferece uma área de trabalho de aparência bonita que tira total vantagem da tecnologia de computação moderna.
A equipe por trás projeto diz que se você está procurando um ambiente de trabalho familiar, Plasma Desktop oferece todas as ferramentas necessárias para uma experiência de computação de desktop moderna para que você possa ser produtivo desde o início.
Aliás, através do uso de efeitos visuais e gráficos escaláveis, a experiência de desktop não é apenas suave, mas também agradável aos olhos.
Agora, o Projeto KDE lançou a versão beta pública da próxima série de ambientes de desktop KDE Plasma 5.25, que promete vários novos recursos, melhorias e mais opções de personalização.
Novidades o KDE Plasma 5.25 Beta
O KDE Plasma 5.25 está repleto de muitos recursos novos, incluindo controle total do Modo Tablet das sessões Wayland e X11, um efeito suave de cross-fade ao alternar entre esquemas de cores antigos e novos, um novo aplicativo “Crashed Processes Viewer” e novos gestos do touchpad seguindo os dedos para dispositivos amigáveis ao toque.
Outra novidade é uma janela de configuração para o KRunner, suporte para configurar todos os botões dos dispositivos Wacom ExpressKey Remote, a capacidade de acessar e manipular layouts de Plasma atribuídos a outras telas a partir de um local central na barra de ferramentas global Edit Mode, bem como um novo flutuante modo para o painel que o destaca da parte inferior da tela para se parecer mais com um dock.
Nate Graham, desenvolvedor do KDE, explica que:
“Neste modo, ele ainda se comporta funcionalmente de forma idêntica a um painel tradicional, e os cliques na área vazia serão encaminhados ao painel. Além disso, o painel ‘não flutua’ quando há janelas maximizadas.”
Outro novo recurso interessante do ambiente de desktop KDE Plasma 5.25 é o fato de que agora você pode selecionar as partes do layout da área de trabalho que deseja alterar ao aplicar um tema global nas configurações do sistema.
Além disso, o KDE Plasma agora permite que você edite esquemas de cores para fazer a cor de destaque tingir sutilmente todas as suas cores, bem como definir cores de destaque a serem geradas automaticamente com base nas cores do papel de parede atual da área de trabalho.
O KDE Plasma 5.25 também promete melhor suporte para aplicativos GTK que usam o tema Breeze GTK para combinar com o estilo dos aplicativos Qt/KDE, um aplicativo Monitor de Sistema aprimorado que agora oferece uma opção para fazer uma página começar a carregar dados assim que o aplicativo for aberto, e adiciona um efeito “shake” para a tela de login quando as credenciais erradas são inseridas, que você pode ver em ação abaixo.
Para a sessão do Plasma Wayland, o KDE Plasma 5.25 melhora os gestos da tela sensível ao toque com vários dedos e o gesto de “deslizar” para alternar as áreas de trabalho virtuais para seguir seus dedos, melhora a experiência do usuário para os jogadores desativando as ações de borda da tela, permite alterar a resolução da tela para além das oficialmente suportadas, e adiciona suporte para o protocolo “screencast session restore” para melhor integração de aplicativos usando portais XDG, como Flatpaks e Snaps.
O gerenciador gráfico de pacotes do Plasma Discover também recebeu várias melhorias, como a capacidade de mostrar o nível de acesso dos aplicativos aos recursos em seu sistema, a capacidade de excluir facilmente as configurações e os dados do usuário dos aplicativos Flatpak, a capacidade de alertar os usuários sobre o riscos de instalação de software proprietário, a capacidade de mostrar o tamanho dos aplicativos instalados e outros conteúdos na página “Instalados”, bem como suporte para o portal “Lançador dinâmico” para melhor integração do sistema de aplicativos Flatpak e Snap.
Entre outras mudanças dignas de nota, o KDE Plasma 5.25 adiciona suporte para ativar efeitos KWin usando toques na borda da tela de toque, permite adicionar mais locais e locais à lista/grade de “Favoritos” no Kickoff, Kicker e Application Dashboard, adiciona a opção de excluir janelas minimizadas para o efeito Visão geral, adiciona um efeito ao vivo do recurso Cor Noturna, atualiza a página “Sobre este Sistema” do Centro de Informações para exibir informações de hardware mais relevantes.
Ele também adiciona a capacidade de editar os comandos Halt e Reboot na página da tela de login (SDDM) das configurações do sistema, atualiza os applets Network, Battery and Brightness, Media Controller e Window List, widgets Audio Volume e Media Player, o efeito Overview, e várias páginas de configurações do sistema com novos recursos e melhorias e corrige inúmeros bugs para uma melhor experiência de desktop Plasma.
A versão final do KDE Plasma 5.25 chegará em 14 de junho de 2022.
Para saber mais sobre essa versão do KDE Plasma, acesse a nota de lançamento.
Como instalar ou atualizar
Os primeiros usuários interessados em testar a versão beta do ambiente de desktop KDE Plasma 5.25 podem baixar várias distribuições GNU/Linux ao vivo que enviam a versão de desenvolvimento do KDE Plasma, como KDE neon Unstable Edition, Garuda Linux KDE-Git Edition ou openSUSE Krypton.