E foi lançado o KDE Plasma 5.19.3 com mais de 30 alterações e outras atualizações. Confira as novidades e veja como instalar no Linux.
O KDE Plasma Desktop é um incrível ambiente que oferece uma área de trabalho de aparência bonita que tira total vantagem da tecnologia de computação moderna.
A equipe por trás projeto diz que se você está procurando um ambiente de trabalho familiar, Plasma Desktop oferece todas as ferramentas necessárias para uma experiência de computação de desktop moderna para que você possa ser produtivo desde o início.
Aliás, através do uso de efeitos visuais e gráficos escaláveis, a experiência de desktop não é apenas suave, mas também agradável aos olhos.
Agora, o Projeto KDE anunciou a disponibilidade geral do KDE Plasma 5.19.3 como o terceiro de cinco point releases a serem lançados para a mais recente e maior série de ambientes de desktop do KDE Plasma 5.19.
Novidades do KDE Plasma 5.19.3
KDE Plasma 5.19.3 chegou com mais de 30 alterações para fazer com que a ação de logout no widget Bloquear/Logout funcione novamente, melhorar a exclusão de vários atalhos de aplicativos na nova página Atalhos Globais e corrigir um bug muito irritante afetando a rolagem em um aplicativo GTK, que para de funcionar quando uma notificação de plasma é exibida.
O KDE Plasma 5.19.3 também possibilita definir configurações detalhadas de formato de localidade novamente, normaliza o tamanho padrão do widget Media Player quando não está na área da bandeja do sistema e adiciona suporte de compilação do Qt 5.15 ao Daemon de gerenciamento de energia Powerdevil.
Além disso, o gerenciador de arquivos Nautilus do GNOME agora está listado na página Aplicativos padrão em Configurações do sistema quando instalado, e as Configurações do sistema não travam mais quando não há gerenciadores de arquivos instalados e você abre a página Aplicativos.
Outra bo novidade é que o KDE Plasma 5.19 agora exibirá o tamanho correto de um papel de parede em uma tela HiDPI, bem como toda vez que você alterar a resolução da tela, ao usar um pacote de papéis de parede com vários tamanhos.
Nessa atualização também foram trazidas melhorias ao som de inicialização do KDE Plasma, às regras da janela criadas a partir da caixa de diálogo de regras e ao usar a propriedade WM_CLASS e aos novos widgets do System Monitor, e novos widgets do System Monitor, que agora sempre exibem a cor correta do texto quando você usa um tema Plasma com um esquema de cores diferente daquele usado para os aplicativos.
Para saber mais sobre essa versão do KDE Plasma, acesse a nota de lançamento e o Changelog.
- Como instalar o processador de imagem Siril no Linux via Flatpak
- Como instalar o editor de imagens LightZone no Ubuntu
- Como instalar o gravador de imagens Popsicle no Linux via Appimage
- Como instalar o visualização de imagens JimboDICOMViewer no Linux via Snap
Como instalar ou atualizar o KDE Plasma 5.19.3
Os pacotes de código-fonte do KDE Plasma 5.19.3 estão disponíveis para download agora, na página de anúncios de lançamento.
No entanto, é recomendável que a maioria dos usuários atualize para esta versão assim que esses novos pacotes chegarem aos repositórios de software estáveis de suas distribuições Linux favoritas.
Quando isso acontecer, atualize seu ambiente de área de trabalho do KDE Plasma 5.19 do Plasma 5.19.2 ou uma versão anterior para o Plasma 5.19.3 através dos repositórios de software estáveis da sua distribuição Linux favorita.
Se quiser tentar, para instalar a versão mais recente do KDE Plasma no Ubuntu e derivados, use esse tutorial:
Instalar a versão mais recente do KDE Plasma 5.x no Ubuntu e derivados