E foi lançado oficialmente o KDE Plasma 5.18 LTS como a segunda série LTS (Long Term Support) desse importante ambiente de desktop. Confira as novidades desse lançamento e atualize.
O KDE Plasma Desktop é um ambiente que oferece uma área de trabalho de aparência bonita que tira total vantagem da tecnologia de computação moderna.
Agora, o Projeto KDE anunciou a disponibilidade geral do ambiente de desktop KDE Plasma 5.18 LTS para sistemas operacionais baseados em Linux.
Com quatro meses de desenvolvimento, o KDE Plasma 5.18 é a segunda série LTS (Long Term Support) desse aclamado ambiente de desktop usado por várias distribuições Linux, incluindo Kubuntu, KDE neon, Manjaro, openSUSE e muitos outros.
Esse lançamento ocorre dois anos após o KDE Plasma 5.12 LTS (que não receberá mais atualizações de manutenção). Portanto, aqueles que ainda usam o ambiente de desktop KDE Plasma 5.12 LTS em suas distribuições Linux são encorajados a atualizar para o KDE Plasma 5.18 LTS assim que os novos pacotes estiverem disponíveis nos repositórios de software estáveis.
O KDE Plasma 5.18 LTS será suportado pelos próximos dois anos, até fevereiro de 2022.
Novidades do KDE Plasma 5.18 LTS
KDE Plasma 5.18 LTS vem com um sistema de notificação renovado, suporte ao portal Flatpak, um recurso Night Color, melhor integração de aplicativos GTK, integração com navegador, páginas de configurações de sistema reprojetadas, suporte para gerenciamento Dispositivos Thunderbolt e melhorias no gerenciamento de exibição.
Desde o lançamento do KDE Plasma 5.17, o KDE Plasma 5.18 LTS apresenta vários novos recursos e muitas melhorias.
Entre eles, há um novo modo de edição global que substitui a antiga caixa de ferramentas da área de trabalho para facilitar a personalização do ambiente de desktop Plasma dos usuários. Isso pode ser ativado clicando com o botão direito do mouse em qualquer lugar da área de trabalho e selecionando a opção “Personalizar layout”.
Embora seja otimizado para os aplicativos do KDE, o ambiente de área de trabalho KDE Plasma 5.18 LTS também oferece ótimas melhorias para o uso de aplicativos GTK, especialmente aqueles com decorações do lado do cliente (CSD), permitindo que eles mostrem sombras e redimensionem áreas corretamente, além de herdar as configurações padrão para esquema de cores, ícones, fontes, cursores do mouse e muito mais.
Valedestacar que o painel Configurações do sistema recebeu muita atenção durante esse ciclo de desenvolvimento e agora possui uma página de configurações opcional de comentários do usuário sobre a qual falei no início deste mês. Isso permite que os usuários enviem feedback aos desenvolvedores do KDE, ajudando-os a melhorar versões futuras da área de trabalho do Plasma.
Sobre esse recurso, a equipe do KDE afirmou que:
“Se você decidir compartilhar informações sobre sua instalação conosco, nenhuma das opções permitirá que o sistema envie qualquer tipo de informação pessoal. De fato, o controle deslizante de configurações de Feedback permite que você decida quanto deseja compartilhar com os desenvolvedores do.”
Além da página Feedback do usuário, as Configurações do sistema agora oferecem uma funcionalidade de pesquisa aprimorada, configurações de estilo de aplicativo redesenhadas para facilitar a personalização da área de trabalho, a capacidade de ajustar as animações das janelas e uma página aprimorada de temas globais para ajudar os usuários a procurar novos temas para a área de trabalho do Plasma.
O sistema de Notificações também foi melhorado para mostrar aos usuários quando um dispositivo Bluetooth conectado tem pouca bateria e a capacidade de arrastar e soltar um arquivo baixado da área de notificações para onde você quiser.
Outras melhorias incluem um novo widget da bandeja do sistema para ativar mais facilmente o recurso Night Color, um novo Emoji Selector acessível de qualquer lugar usando o atalho de teclado Meta+, um design mais compacto para o widget Audio Volume System para selecionar mais facilmente o dispositivo de áudio padrão e informações sobre as condições de vento no widget Weather.
Por último, mas não menos importante, há um suporte melhor para o dimensionamento fracionário no X11 com menos falhas visuais, suporte para visualizar as estatísticas da GPU Nvidia no utilitário KSysGuard e um gerenciador gráfico de pacotes aprimorado do Plasma Discover que facilita a localização de seus aplicativos favoritos.
Como atualizar para o KDE Plasma 5.18 LTS
Embora a área de trabalho do KDE Plasma 5.18 LTS tenha sido lançada recentemente, ela está disponível apenas para download como pacotes do código fonte para integradores de sistemas operacionais Linux.
Isso significa que usuários comuns precisarão esperar até que os pacotes do Plasma 5.18 cheguem aos repositórios de software estáveis de suas distribuições favoritas do Linux, antes de atualizar.
Todos os usuários são encorajados a atualizar suas instalações do KDE Plasma 5.17.x para a versão 5.18 LTS, assim que os pacotes estiverem disponíveis nos repositórios de software estáveis de suas distribuições Linux favoritas.
Normalmente, os usuários do Arch Linux e KDE neon estão entre os primeiros a usar essa versão do KDE Plasma em seus sistemas, mas as distribuições mais populares serão atualizadas para o KDE Plasma 5.17 nas próximas semanas.
Se você estiver usando o ambiente de desktop KDE Plasma 5 em sua distribuição Linux, poderá atualizar para a versão 5.18 LTS do KDE Plasma nos próximos dias, assim que os novos pacotes chegarem aos repositórios de software estáveis.
E se você quiser tentar instalar via repositório backport no Ubuntu e derivados, use esse tutorial:
Instalar a versão mais recente do KDE Plasma 5.x no Ubuntu e derivados