KDE Plasma 5.15 Beta Lançado com Promessas de Inúmeras Melhorias

O projeto KDE anunciou o lançamento do KDE Plasma 5.15 Beta com promessas de inúmeras melhorias. Confira os detalhes dessa prévia.


Assim como o Gnome (não joguem pedras, por favor), o KDE Plasma Desktop é um ambiente que oferece uma bonita área de trabalho e que tira total vantagem da tecnologia de computação moderna.
KDE Plasma 5.15 Beta lançado com promessas de Inúmeras Melhorias

Esse ambiente vive sendo atualizado, e agora, está entrando em mais uma grande atualização.

KDE Plasma 5.15 Beta lançado com promessas de Inúmeras Melhorias

O projeto KDE anunciou a disponibilidade geral da versão beta do próximo ambiente de desktop KDE Plasma 5.15 para sistemas operacionais baseados em Linux.

Com mais de três meses de desenvolvimento, o ambiente de desktop KDE Plasma 5.15 prevê uma versão beta pública, permitindo que os usuários tenham um gostinho antecipado do grande número de melhorias e novos recursos implementados pelas pessoas que trabalham por trás deste projeto Open Source, antes do lançamento lançamento final no próximo mês.

O anúncio diz o seguinte:

“O Plasma 5.15 traz uma série de mudanças em nossas interfaces de configuração, incluindo mais opções para configurações de rede complexas. Muitos ícones foram adicionados ou redesenhados. Nossa integração com tecnologias de terceiros como GTK e Firefox está ainda mais completa.”

Embora nenhum recurso importante se destaque, o lançamento do KDE Plasma 5.15 inclui dezenas de pequenas alterações que fazem uma grande diferença na próxima vez que você atualizar seu ambiente de desktop.

Os destaques incluem suporte para visualizar o status da bateria de dispositivos Bluetooth conectados no widget Power, página de configurações de desktops virtuais renovada com suporte a Wayland e integração nativa para o Firefox.

O gerenciador de pacotes Plasma Discover recebeu muita atenção neste ciclo, adicionando melhor suporte para os formatos binários Flatpak e Snap, melhor gerenciamento de pacotes locais, a capacidade de atualizar uma distribuição Linux a partir do widget Update Notifier, facilitando a instalação de atualizações da página ‘Atualizações’ e nova página ‘Fontes’, que substitui a página Configurações antiga.

Entre outras mudanças dignas de nota, podemos mencionar que o KDE Plasma 5.15 traz um tema “Transparente com texto claro” para o widget do Notes, várias melhorias de usabilidade no KRunner, a capacidade de baixar e instalar novos plugins de papel de parede diretamente do diálogo de configuração do papel de parede, suporte ao leitor de tela para ícones de desktop para usuários com deficiências visuais e um tema de ícone Breeze muito melhorado.

Por último, mas não menos importante, o KDE Plasma 5.15 suporta desktops virtuais e toque arrastar e soltar nos túneis Wayland, WireGuard VPN no widget Plasma NetworkManager se o plug-in apropriado do NetworkManager estiver instalado e permite que os usuários marquem a conexão de rede como “medida”.

O KDE Plasma 5.15 beta está disponível para testes nesse endereço, e a versão final deve ser lançada no dia 12 de fevereiro de 2019.

O que está sendo falado no blog

Deixe um comentário

Sair da versão mobile