KDE Plasma 5.14 lançado oficialmente – Confira as novidades

O projeto KDE anunciou o lançamento oficial da mais recente versão do seu ambiente desktop, o KDE Plasma 5.14. Confira as novidades que ele traz.


Assim como o Gnome (não joguem pedras, por favor), o KDE Plasma Desktop é um ambiente que oferece uma bonita área de trabalho e que tira total vantagem da tecnologia de computação moderna.
KDE Plasma 5.14 lançado oficialmente – Confira as novidades

Mantido pelo projeto KDE, esse ambiente está em desenvolvimento constante e melhoria continua. Prova disso, é o seu mais recente lançamento, o KDE Plasma 5.14.

Confira as novidades do KDE Plasma 5.14

O KDE Plasma 5.14 é uma versão importante que traz novos recursos e melhorias.

Essa versão chega cerca de quatro meses após o lançamento do KDE Plasma 5.13 (que chegou ao fim de vida no mês passado com o lançamento do ponto 5.13.5).

Os novos recursos incluem um widget Configuração de exibição para gerenciamento de tela durante apresentações, recurso interno de teste de alto-falante no widget Volume de áudio e suporte para túneis de VPN SSH no widget Rede.

A maneira como os usuários alternam entre seu monitor primário e um secundário é agora mais suave no KDE Plasma 5.14, que finalmente traz suporte para a importação de arquivos criptografados existentes de um Plasma Vault.

Outros aprimoramentos incluem melhor compatibilidade com o LibreOffice para o Gerenciador de Tarefas, troca de usuário na tela de bloqueio para melhor segurança e usabilidade, e um novo menu “Tools” (Ferramentas) no Monitor do Sistema, com um monte de utilitários úteis.

O pacote gráfico Plasma Discover finalmente recebeu suporte para atualizar o firmware do computador, juntamente com suporte para canais Snap e várias melhorias na interface.

Além disso, o lançador de aplicativos Kickoff foi melhorado instantaneamente, o tema do widget Breeze recebeu várias melhorias de sombra, o Menu Global agora suporta aplicativos GTK+, e o Plasma agora avisa quando outros usuários estão logados se você tentar sair.

Sobre tudo isso, o anúncio diz o seguinte:

“Nos últimos três meses, adicionamos recursos e corrigimos bugs e agora o convidamos a testar o pré-lançamento beta do Plasma 5.14. Muito trabalho foi feito para melhorar o Discover, o gerenciador de software do Plasma e, entre outras coisas, foi adicionado um recurso de Atualização de Firmware e muitas melhorias sutis na interface do usuário para dar uma sensação mais suave.”

Melhorias no Wayland e correções de bugs

O ambiente KDE Plasma 5.14 também recebeu outra camada de melhorias ao suporte a Wayland, corrigindo vários problemas presentes em versões anteriores, incluindo copiar/colar entre aplicativos GTK+ e Qt, alternadores de tarefa não centralizados, restrições de ponteiro, efeitos KWin como o efeito Dim Inactive e efeito Glide, e também traz suporte para integrar mais aplicativos com a área de trabalho através de duas novas interfaces chamadas XdgShell e XdgOutput.

A janela do KWin e o gerenciador de composição receberam um novo efeito de escala, e vários bugs eram endereços no KDE Plasma 5.14, incluindo planos de fundo borrados corrompidos atrás dos menus de contexto da área de trabalho e um problema que permite arrastar e soltar botões do gerenciador de tarefas nas janelas do aplicativo.

Futuros lançamentos do KDE Plasma 5.14

O ambiente de desktop KDE Plasma 5.14 receberá um total de cinco atualizações de manutenção e chegará ao fim de vida em 1 de janeiro de 2019.

A primeira atualização de manutenção, o KDE Plasma 5.14.1, está programada para ser lançada na próxima semana no dia 16 de outubro, e a segunda, o KDE Plasma 5.14.2, uma semana depois, no dia 23 de outubro.

As próximas duas versões do KDE Plasma 5.14 .3 e KDE Plasma 5.14.4, estão programados para lançamento no próximo mês, nos dias 6 e 27 de novembro, e o último, o KDE Plasma 5.14.5, será lançado no primeiro dia de 2019.

O KDE Plasma 5.14 é uma atualização recomendada para todos os usuários desse ambiente. Por isso, fique de olho aqui no blog (e nas atualizações e sua distro) que em breve essa atualização pode estar disponível em seu sistema.

O que está sendo falado no blog

Deixe um comentário

Sair da versão mobile