O projeto KDE anunciou que o KDE Plasma 5.14 entrou em beta e que ele terá novos recursos e melhorias. Confira os detalhes dessa fase do software.
- Conheça e experimente a distribuição leve SparkyLinux
- Como instalar o gerenciador de arquivos Dolphin no Linux via Flatpak
- Fedora Linux eleva o KDE ao status de edição
O KDE Plasma 5.13.5 chegou há uma semana, em 4 de setembro de 2018, como o último lançamento da série KDE Plasma 5.13, que não receberá mais atualizações ou correções de segurança.
Se o KDE Plasma 5.13 Desktop chegou ao fim da vida, o que fazer agora? A resposta? KDE Plasma 5.14.
KDE Plasma 5.14 Entrou em Beta com Novos Recursos e Melhorias
o projeto KDE anunciou a versão beta do ambiente de desktop KDE Plasma 5.14 para sistemas operacionais baseados em Linux, uma importante versão que adiciona novos recursos e muitas melhorias em vários componentes principais.
Agora que o KDE Plasma 5.13 chegou ao fim da vida útil, é hora de uma nova versão, o KDE Plasma 5.14, que promete uma infinidade de novos recursos.
Dentre as novidades, desta-se um gerenciador de pacotes gráfico Plasma Discover que agora apresenta recursos de atualização de firmware, suporte para acessar canais para aplicativos Snap e a capacidade de ver as dependências de pacotes de um aplicativo.
O Discover também permitirá que os usuários exibam e classifiquem aplicativos por data de lançamento, notifica os usuários quando uma nova atualização de software substitui pacotes existentes por outros e oferece aos usuários a instalação do backend Flatpak, ao tentar instalar um aplicativo Flatpak.
Além disso, o Plasma Discover recebeu numerosas melhorias na interface do usuário, bem como melhorias de confiabilidade e estabilidade.
Sobre o Discover, o anúncio diz o seguinte:
“Nos últimos três meses, adicionamos recursos e corrigimos bugs e agora convidamos você a testar o pré-lançamento beta do Plasma 5.14. Muito trabalho foi feito para melhorar o Discover, o gerenciador de software da Plasma, e, entre outras coisas, adicionamos um recurso Firmware Update e muitas melhorias sutis na interface do usuário para dar uma sensação mais suave.”
Suporte a Wayland melhorado e outros novos recursos
O KDE Plasma 5.14 também vem com um suporte a Wayland muito melhor, já que esta versão corrige operações de copiar e colar entre aplicativos GTK+ e não-GTK+, alternadores de tarefa não centralizados e restrições de ponteiro.
Ele também adiciona duas novas interfaces, XdgOutput e XdgShell, para suportar mais aplicativos no Wayland e melhora os efeitos da área de trabalho da janela do KWin e do gerenciador de composição.
Entre outros recursos que chegam ao ambiente de desktop KDE Plasma 5.14, podemos mencionar o suporte a túneis SSH VPN no widget de rede, melhor compatibilidade com o LibreOffice no Gerenciador de Tarefas, comutação mais suave de vários monitores, a capacidade de exportar arquivos criptografados existentes do Plasma Vault e manipulação de comutação de usuário na tela de bloqueio para melhor segurança e usabilidade.
O KDE Plasma 5.14 também vem com um novíssimo widget de Configuração de Display que os usuários podem usar para gerenciar suas telas para apresentações, bem como um widget de Volume de Áudio renovado que agora possui um recurso de teste de alto-falante embutido.
O KDE Plasma 5.14 beta já está disponível para testes no site oficial como uma imagem live ou pacotes fonte, e o lançamento final acontecerá no próximo mês, no dia 9 de outubro de 2018.
O que está sendo falado no blog
- KDE Plasma 5.14 Entrou em Beta com Novos Recursos e Melhorias
- Desktop KDE Plasma 5.13 chegou ao fim da vida! E agora?
- ReactOS 0.4.10 RC lançado – Confira as novidades e baixe
- Life is Strange: Before the Storm para Linux lançado
- Veeam vazou um banco de dados de clientes com mais de 445 milhões de registros
- LibreOffice 6.1.1 lançado com mais de 120 correções de bugs
- Wine 3.0.3 Lançado Com Mais de 50 Correções de Bugs
- Aaeon lançou um mini-PC Nano-002N preparado para Linux com até 32GB de RAM