Em recente publicação, Roman Gilg, desenvolvedor do KDE, afirmou que o KDE Plasma 5.13 terá um suporte melhorado para o Wayland. Confira os detalhes do que está por vir.
- Como transmitir vídeos para o Chromecast via terminal usando o Stream2Chromecast
- Como instalar o cliente Spotify Spot no Linux via Flatpak
- Musikcube no Linux – Conheça esse player baseado no terminal
- Como instalar o baixador Parabolic no Linux via Flatpak
- Como instalar o codec Xvid no Ubuntu, Mint, Debian e derivados
A adoção do servidor de exibição Wayland da próxima geração entre os sistemas operacionais baseados em Linux está lenta, mas seguramente, mudando o mundo Linux para melhor.
Embora a maioria das distribuições Linux mais populares continuem timidamente adotando o Wayland por padrão, os principais ambientes de desktop do Linux como o GNOME e o KDE, continuam a oferecer suporte melhorado a Wayland a cada nova versão principal.
KDE Plasma 5.13 terá um suporte melhorado para o Wayland
O KDE Plasma 5.13 está sendo trabalhado nestes dias, e o desenvolvedor do KDE, Roman Gilg, relatou o progresso sobre o componente Plasma Wayland, para o próximo grande lançamento, o que parece ser bastante promissor.
Uma das mudanças mais significativas implementadas no Plasma Wayland for KDE Plasma 5.13 é a capacidade de executar mais aplicativos Linux no gerenciador de exibição Wayland, seja como clientes nativos Wayland ou como clientes Xwayland.
Sobre isso, Roman Gilg disse o seguinte:
“Vamos começar com uma pequena mudança, mas com grandes implicações: a decisão de não definir mais a variável de ambiente QT_QPA_PLATFORM para wayland no script de inicialização do Plasma. Uma desvantagem é que isso agora se aplica a todos os aplicativos baseados em Qt.”
Configuração de mouses sob Wayland, suporte a aplicativos de screencast
Outras grandes melhorias do Wayland que chegarão ao ambiente de desktop KDE Plasma 5.13 serão a capacidade de usar aplicativos de screencast para gravação e compartilhamento de tela, bem como de configurar o mouse usando um novo módulo de configurações do sistema.
Também parece que os usuários do KDE Plasma 5.13 poderão ajustar as cores e a gama geral de seus monitores individualmente e, com o recente suporte para xdg-output para KWayland e KWin, o escalonamento fracionário em Wayland está um passo mais próximo da realidade.
Embora ainda tenha muito trabalho a ser feito para que o ambiente de área de trabalho do KDE Plasma funcione de maneira imediata no servidor de exibição Wayland, essas melhorias são mais do que bem-vindas e você poderá fazer um test drive delas na versão beta no próximo mês.
De acordo com o cronograma oficial de lançamento, o KDE Plasma 5.13 beta deve sair no dia 17 de maio, e o lançamento final deve chegar em 12 de junho de 2018. Infelizmente, o KDE Plasma 5.13 é um ramo de curta duração (short-lived branch), e portanto, só será suportado até setembro de 2018.
O que está sendo falado no blog nos últimos dias
- KDE Plasma 5.13 terá um suporte melhorado para o Wayland
- Smoothwall Express 3.1 SP4 – Confira as novidades e baixe
No Post found.