E foi lançado o KDE Frameworks 5.96 com mais de 100 alterações. Confira as novidades dessa atualização e veja como instalar.
Sempre que se fala sobre o software KDE, a primeira coisa que vem à mente das pessoas (obviamente) é o Plasma, seu ambiente gráfico para desktop.
Mas ainda existem pelo menos mais dois componentes que tornam a experiência em sistemas operacionais como o Kubuntu especial: o primeiro desses componentes são os aplicativos KDE (KDE Applications), entre os quais encontramos softwares como o Kdenlive ou o Spectacle.
Por alguma razão, a Comunidade KDE não fala sobre Frameworks, Plasma ou seus aplicativos (pacote Applications).
Provavelmente porque o Frameworks é algo que achamos mais “oculto”, ou seja, são coisas menos visíveis, mas necessárias para que tudo funcione conforme o esperado.
Os lançamentos de plasma são muito mais impressionantes. É no ambiente gráfico em que o KDE apresenta muitas de suas novidades mais interessantes, mas outras que valem a pena adicionar são adicionadas a seus aplicativos (KDE Applications).
Agora, o Projeto KDE lançou o pacote de software de código aberto KDE Frameworks 5.96, uma coleção de mais de 80 bibliotecas complementares ao Qt, fornecendo uma ampla variedade de funcionalidades comumente necessárias para a maioria dos aplicativos KDE, o ambiente de desktop KDE Plasma e outros projetos.
Novidades do KDE Frameworks 5.96
O KDE Frameworks 5.96 não parece tão grande quanto a versão anterior, mas adiciona algumas mudanças interessantes que acredito que você achará úteis se usar o ambiente de desktop KDE Plasma. Por exemplo, ele atualiza o widget “Bateria e brilho” para também exibir os níveis de bateria para touchpads sem fio conectados.
Existem mais de uma centena de alterações incluídas na versão 5.96 do KDE Frameworks.
Enquanto os desenvolvedores do KDE estão trabalhando duro para unificar as caixas de diálogo “Abrir com…” para aplicativos nativos e em área restrita (por exemplo, aplicativos Flatpak ou Snap), eles atualizaram a caixa de diálogo “Abrir com…” para aplicativos sem área restrita para mostrar a você um “Obter mais aplicativos no Discover…” se você não vir o aplicativo que deseja abrir o respectivo arquivo na lista de aplicativos e deseja baixá-lo e instalá-lo na loja de aplicativos do Plasma Discover.
O KDE Frameworks 5.96 também traz melhorias para aplicativos baseados em Kirigami, especialmente aqueles que usam barras laterais no modo desktop, pois agora não mostram mais “secretamente” um botão invisível “Fechar” no canto inferior direito da barra lateral que você pode clicar acidentalmente, como bem como para aplicativos baseados em QtQuick para fazer suas visualizações onde uma coisa transita para outra coisa, respeitando as configurações globais de duração da animação.
Entre outras mudanças notáveis, o widget Analog Clock também foi atualizado para respeitar seu esquema de cores, o ícone do tema Breeze para o visualizador de documentos do Okular agora combina melhor com seu ícone original, e a área de trabalho do Plasma agora detecta quando os ícones do aplicativo mudam no disco e são exibidos o ícone alterado dentro de um segundo em vez de 10 segundos, como era o caso até agora.
Claro, também existem muitas correções de bugs presentes no KDE Frameworks 5.96 para melhorar coisas como a lista de documentos recentes nas caixas de diálogo de arquivos GTK para que eles não sejam apagados após o uso de alguns aplicativos do KDE, extensões de arquivo personalizadas ao criar um novo arquivo usando o item de menu “Criar novo arquivo” para que ele não seja substituído pelo padrão, bem como a caixa de diálogo de atalho para exibir novamente informações precisas sobre conflitos de atalho de teclado.
Também foram corrigidos os botões embutidos na lista “Contas” do NeoChat para serem novamente visíveis a olho nu, as folhas de sobreposição para não ter mais margens inferiores excessivas no modo desktop, o ícone de pesquisa exibido dentro dos campos de pesquisa na sessão do Plasma X11 para não mais parecem enormes, e as caixas de diálogo KMenuEdit e Propriedades para permitir que você edite o arquivo .desktop de um aplicativo que também funciona como um link simbólico.
O changelog completo está disponível nesse endereço para aqueles leitores com conhecimento de tecnologia que desejam saber exatamente o que foi alterado nesta versão mensal do KDE Frameworks.
Como instalar
O KDE Frameworks não é algo que você pode baixar e instalar no seu computador.
É um enorme pacote de software que normalmente é distribuído por meio dos repositórios de software de sua distribuição, então procure os novos pacotes nos próximos dias e atualize o mais rápido possível, especialmente se você estiver usando o ambiente de desktop KDE Plasma mais recente.
Resumindo, em breve esse pacote estará disponível para instalação nos repositórios de software estáveis do seu sistema Linux, portanto, atualize o mais rápido possível para aproveitar uma melhor experiência do KDE Plasma. Para isso, basta manter seu sistema atualizado.