KDE Frameworks 5.65 lançado com mais de 200 alterações

Sem muito alarde foi lançado o KDE Frameworks 5.65 lançado com mais de 200 alterações. Confira as novidades dessa atualização.

Toda vez que se fala sobre o software KDE, a primeira coisa que vem à mente das pessoas (obviamente) é o Plasma, seu ambiente gráfico para desktop.

KDE Frameworks 5.65 lançado com mais de 200 alterações

Mas ainda existem pelo menos mais dois componentes que tornam a experiência em sistemas operacionais como o Kubuntu especial: o primeiro desses componentes são os aplicativos KDE (KDE Applications), entre os quais encontramos softwares como o Kdenlive ou o Spectacle.

O segundo é o que nos interessa neste artigo, já que o Framework 5.64 já está disponível. Por alguma razão, a Comunidade KDE não fala sobre Frameworks, Plasma ou seus aplicativos (pacote Applications).

Provavelmente porque o Frameworks é algo que achamos mais “oculto”, ou seja, são coisas menos visíveis, mas necessárias para que tudo funcione conforme o esperado.

Agora, o Projeto KDE lançou o KDE Frameworks 5.65 traz inúmeras melhorias, novos recursos e correções de bugs.

Novidades do KDE Frameworks 5.65

O KDE Frameworks 5.65 é uma atualização mensal do pacote de software de código aberto usado pelo ambiente de desktop KDE Plasma, adicionando mais de 200 alterações em vários componentes.

Entre alguns destaques, podemos mencionar a implementação de um diretório de instalação para unidades systemd, novos ícones do Baloo e da Pesquisa de preferências, nova configuração de notificadores de documentos no KConfig, novo protocolo para arquivos 7z, caminho do arquivo de configuração de documentos no Android e um novo Quick Charts no KQuickCharts para gráficos de alto desempenho.

“O módulo Quick Charts fornece um conjunto de gráficos que podem ser usados ​​nos aplicativos QtQuick. Eles devem ser usados ​​tanto para a exibição simples de dados quanto para a exibição contínua de dados de alto volume (geralmente chamados de plotadoras). Os gráficos use um sistema chamado campos de distância para sua renderização acelerada, que fornece maneiras de usar a GPU para renderizar formas 2D sem perda de qualidade.”

O KDE Frameworks 5.65 é compatível com a série de ambientes de desktop KDE Plasma 5.17, bem como com as estruturas de aplicativos de código aberto Qt 5.12 e Qt 5.13.

A próxima versão, o KDE Frameworks 5.66, que deve chegar às ruas no início do próximo ano, dará suporte ao próximo ambiente de desktop KDE Plasma 5.18 LTS, com lançamento previsto para 11 de fevereiro de 2020.

O changelog completo está disponível nesse endereço para aqueles leitores com conhecimento de tecnologia que desejam saber exatamente o que foi alterado nesta versão mensal do KDE Frameworks.


Aliás, os pacotes do KDE Frameworks 5.65.0 em breve entrarão nos repositórios de software estáveis ​​de suas distribuições Linux favoritas. Portanto, se você estiver usando o melhor e mais recente ambiente de desktop KDE Plasma, atualize para esta versão assim que possível.

O que está sendo falado no blog

No Post found.

Post Views: 208

Deixe um comentário

Sair da versão mobile