KDE Frameworks 5.64 lançado com mais de 200 alterações

Sem muito alarde foi lançado o KDE Frameworks 5.64.0 com mais de 200 alterações. Confira as novidades dessa atualização.

Sempre que se fala sobre o software KDE, a primeira coisa que vem à mente das pessoas (obviamente) é o Plasma, seu ambiente gráfico para desktop.

KDE Frameworks 5.64 lançado com mais de 200 alterações

Mas ainda existem pelo menos mais dois componentes que tornam a experiência em sistemas operacionais como o Kubuntu especial: o primeiro desses componentes são os aplicativos KDE (KDE Applications), entre os quais encontramos softwares como o Kdenlive ou o Spectacle.

O segundo é o que nos interessa neste artigo, já que o Framework 5.64 já está disponível. Por alguma razão, a Comunidade KDE não fala sobre Frameworks, Plasma ou seus aplicativos (pacote Applications).

Provavelmente porque o Frameworks é algo que achamos mais “oculto”, ou seja, são coisas menos visíveis, mas necessárias para que tudo funcione conforme o esperado.

Agora, o Projeto KDE lançou no fim de semana o pacote de software de código-fonte aberto KDE Frameworks 5.64, uma atualização mensal para outubro de 2019 que inclui inúmeras alterações e correções.

Novidades do KDE Frameworks 5.64

O KDE Frameworks 5.64.0 traz mais de 200 centenas de alterações no pacote usado pelo ambiente KDE Plasma Desktop e no pacote de aplicativos KDE Applications, na tentativa de melhorar o desempenho geral, estabilidade, segurança e confiabilidade do KDE Plasma, aplicativos de desktop e relacionados.

Os destaques deste release incluem suporte inicial para a próxima estrutura de aplicativos de código aberto e plataforma multiplataforma Qt 5.15, suporte para a série CMake 3.5 das ferramentas de criação de pacotes de código aberto e multiplataforma, ícones novos e atualizados, além de correções para vários vazamentos de memória e falhas.

Para plataformas BSD, Windows e macOS, o KDE Frameworks 5.64.0 remove o suporte ao sistema de notificação Growl obsoleto para Mac OS X, adiciona e habilita o suporte do Notification Center nas versões mais recentes do macOS, adiciona back-end proclist para o FreeBSD no KProcessInfoList e adiciona suporte para compilação KActivitiesStats com Windows MSVC.

Entre outras mudanças dignas de nota incluídas na versão 5.64.0 do KDE Frameworks, podemos mencionar o suporte à autenticação de autenticação simultânea de iguais (SAE), um método seguro de autenticação baseada em senha e contrato de chave autenticado por senha (key agreement method) usado pelo WPA3, e suporte para o próximo Sistema operacional Ubuntu 20.04 LTS (Focal Fossa) no debchangelog.

O changelog completo está disponível nesse endereço para aqueles leitores com conhecimento de tecnologia que desejam saber exatamente o que foi alterado nesta versão mensal do KDE Frameworks.

Aliás, em breve esse pacote estará disponível para instalação nos repositórios de software estáveis ​​do seu sistema Linux, portanto, atualize o mais rápido possível para aproveitar uma melhor experiência do KDE Plasma.

O que está sendo falado no blog

No Post found.

Deixe um comentário

Sair da versão mobile