Sem muito alarde foi lançado o KDE Frameworks 5.63 com 141 correções e melhorias. Confira as novidades dessa atualização.
Quando falamos sobre o software KDE, a primeira coisa que vem à mente (obviamente) é o Plasma, seu ambiente gráfico para desktop.
Mas ainda existem pelo menos mais dois componentes que tornam a experiência em sistemas operacionais como o Kubuntu especial: o primeiro desses componentes são os aplicativos KDE (KDE Applications), entre os quais encontramos softwares como o Kdenlive ou o Spectacle.
O segundo é o que nos interessa neste artigo, já que o Framework 5.63 já está disponível.
Por alguma razão, a Comunidade KDE não fala sobre Frameworks, Plasma ou seus aplicativos.
Provavelmente porque o Frameworks é algo que achamos mais “oculto”, ou seja, são coisas menos visíveis, mas necessárias para que tudo funcione conforme o esperado.
Eu explico isso porque a Comunidade KDE não publicou nada nas redes sociais e até agora não estamos cientes de que o Frameworks 5.63 já estava disponível, algo que fizemos ao visitar o site de notícias do KDE porque estava aguardando outro lançamento, o do KDE Plasma 5.17.
- Como instalar o emulador arcade RetroArch no Ubuntu
- Como instalar o jogo Cows Revenge no Linux via Flatpak
- Como instalar o jogo Combined! no Linux via Flatpak
- Como instalar o driver para o controle do Xbox no Ubuntu
Novidades do KDE Frameworks 5.63
No total, o Frameworks 5.63 introduz 141 alterações espalhadas por todos os seus componentes, como os ícones Breeze, Módulos CMake extras, integração de Framework
kcalendarcore, KCMUtils, KCompletion, KConfig, KConfigWidgets, Kcontacts, KCoreAddons, KDeclarativo, Suporte ao KDELibs 4, KIconThemes, KImageFormats, KIO, Kirigami, KItemViews, KJobWidgets, KJS, KNewStuff, KPeople, KRunner, KService, KTextEditor, Estrutura do KWallet, KWayland, KWidgetsAddons, KWindowSystem, KXMLGUI, NetworkManagerQt, Estrutura de plasma, QQC2StyleBridge e Realce de sintaxe.
Diferentemente das novas versões do Plasma, que hoje lançam uma nova versão e também aparecem no Discover, para instalar a versão mais recente do Frameworks, precisamos esperar alguns dias.
O Frameworks 5.63 já está disponível, mas só pode ser instalado usando seu código no dia do seu lançamento.
A nova versão aparecerá no Discover nos próximos dias, desde que estejamos usando o repositório do KDE Backports.
Para mais detalhes sobre essa atualização, acesse a nota de lançamento.
O que está sendo falado no blog
No Post found.