E foi lançado o KDE Frameworks 5.105 com melhorias para apps Flatpak, e mais. Confira as novidades dessa atualização e veja como instalar.
Sempre que se fala sobre o software KDE, a primeira coisa que vem à mente das pessoas (obviamente) é o Plasma, seu ambiente gráfico para desktop.
Mas ainda existem pelo menos mais dois componentes que tornam a experiência em sistemas operacionais como o Kubuntu especial: o primeiro desses componentes são os aplicativos KDE (KDE Applications), entre os quais encontramos softwares como o Kdenlive ou o Spectacle.
Por alguma razão, a Comunidade KDE não fala sobre Frameworks, Plasma ou seus aplicativos (pacote Applications).
Provavelmente porque o Frameworks é algo que achamos mais “oculto”, ou seja, são coisas menos visíveis, mas necessárias para que tudo funcione conforme o esperado.
Os lançamentos de plasma são muito mais impressionantes. É no ambiente gráfico em que o KDE apresenta muitas de suas novidades mais interessantes, mas outras que valem a pena adicionar são adicionadas a seus aplicativos (KDE Applications).
Agora, o Projeto KDE lançou o pacote de software de código aberto KDE Frameworks 5.105, uma coleção de mais de 80 bibliotecas complementares ao Qt, fornecendo uma ampla variedade de funcionalidades comumente necessárias para a maioria dos aplicativos KDE, o ambiente de desktop KDE Plasma e outros projetos.
Novidades do KDE Frameworks 5.105
Enquanto os desenvolvedores do KDE ainda estão trabalhando duro nas principais séries KDE Frameworks 6, o KDE Frameworks 5.105 parece uma pequena atualização que apenas melhora o suporte para aplicativos Flatpak, especialmente aqueles instalados do repositório Flathub, para que respeitem o tema do ícone Breeze, e impedindo que notificações simples enviadas por aplicativos Flatpak reproduzam som por padrão.
Falando sobre o tema de ícones Breeze, o KDE Frameworks 5.105 vem com belos novos ícones para o recurso Night Color (Redshift), que você pode ver nas capturas de tela abaixo, além de uma correção para um problema em que o ícone do aplicativo Filelight estava incorreto mostrado para o software GParted e KwikDisk.
Além disso, foram adicionados ícones para mostrar e ocultar um teclado virtual.
O serviço de indexação de arquivos Baloo também foi aprimorado nesta nova versão do KDE Frameworks para não mais indexar arquivos em pastas virtualenv do Python e parar de indexar dados para caracteres não imprimíveis no banco de dados, que foi a fonte de falhas para alguns aplicativos.
Além disso, o KDE Frameworks 5.105 melhora o suporte para aplicativos baseados em Kirigami, mostrando corretamente um botão de opção em menus com itens mutuamente exclusivos, em vez de uma caixa de seleção.
Enfim, esta é uma pequena atualização e você pode conferir todas as 55 alterações incluídas na página de anúncio de lançamento.
O changelog completo está disponível nesse endereço para aqueles leitores com conhecimento de tecnologia que desejam saber exatamente o que foi alterado nesta versão mensal do KDE Frameworks.
Como instalar
O KDE Frameworks não é algo que você pode baixar e instalar no seu computador.
É um enorme pacote de software que normalmente é distribuído por meio dos repositórios de software de sua distribuição, então procure os novos pacotes nos próximos dias e atualize o mais rápido possível, especialmente se você estiver usando o ambiente de desktop KDE Plasma mais recente.
Resumindo, em breve esse pacote estará disponível para instalação nos repositórios de software estáveis do seu sistema Linux, portanto, atualize o mais rápido possível para aproveitar uma melhor experiência do KDE Plasma. Para isso, basta manter seu sistema atualizado.