E foi lançado o KDE Frameworks 5.67 com quase 150 alterações para melhorar a experiência do KDE. Confira as novidades dessa importante atualização.
Toda vez que se fala sobre o software KDE, a primeira coisa que vem à mente das pessoas (obviamente) é o Plasma, seu ambiente gráfico para desktop.
Mas ainda existem pelo menos mais dois componentes que tornam a experiência em sistemas operacionais como o Kubuntu especial: o primeiro desses componentes são os aplicativos KDE (KDE Applications), entre os quais encontramos softwares como o Kdenlive ou o Spectacle.
Como eles explicam em seu site:
“KDE Frameworks são mais de 70 bibliotecas de complementos para o Qt que fornecem uma ampla variedade de funcionalidades geralmente necessárias em bibliotecas maduras, revisadas por pares e bem testadas com termos de licença amigáveis.”
O que, em outras palavras, significa que é um software cujo objetivo principal é que tudo funcione corretamente, da melhor maneira possível.
No dia 7 de janeiro, a Comunidade KDE lançou o Plasma 5.17.5, em 6 de fevereiro chegou o KDE Applications 19.12.2, e agora, para completar o pacote, lançou o KDE Frameworks 5.67.
Novidades do KDE Frameworks 5.67
O KDE Frameworks 5.67 chegou para introduzir um total de 141 alterações em softwares como Baloo, KIO e Kirigami.
Como exemplo para explicar a importância do KDE Frameworks, podemos mencionar um bug no Firefox, em sua função PiP para ser mais específico, o que faz com que a janela desanexada do KDE encolha imediatamente nas telas de alta resolução.
Isso é algo que não acontece em outros ambientes gráficos, como o GNOME ou em sistemas operacionais, como o Windows. O KDE confirmou que é um bug relacionado ao gerenciamento que o Qt faz com as telas.
Entre as novidades que chegaram com o KDE Frameworks 5.67, a Comunidade KDE mencionou isso nas últimas semanas:
- A nova e elegante janela “Get new [things]” do Plasma 5.18 não tem mais uma barra branca feia na parte inferior, agora possui um tamanho padrão mais sensível e seu botão Fechar sempre possui texto.
- O ícone VLC no Breeze (o tema) agora se parece mais com o original.
- Nos aplicativos KDE que permitem substituir o esquema geral de cores, agora existe uma opção para reverter as alterações e usar o esquema geral.
- Sombras para pop-ups e caixas de diálogo Plasma agora são um pouco mais suaves e mais sutis.
- Você pode reconfigurar o cliente de email padrão para ser um programa de terminal e fazer com que tudo funcione corretamente ao clicar nos links mailto.
O KDE Frameworks 5.67 já alcançou o Discover em computadores que adicionaram o repositório do KDE Backports e sistemas operacionais com repositórios especiais, como o KDE neon. Embora não seja necessário, é recomendável reiniciar o computador após a instalação dos novos pacotes para que tudo funcione da melhor maneira possível.
E aprendemos porque ele já está disponível no Discover, desde que você esteja usando o repositório KDE Backports ou um sistema operacional com repositórios especiais, como o KDE neon.
O changelog completo está disponível nesse endereço para aqueles leitores com conhecimento de tecnologia que desejam saber exatamente o que foi alterado nesta versão mensal do KDE Frameworks.
- Como instalar o emulador arcade RetroArch no Ubuntu
- Como instalar o jogo Cows Revenge no Linux via Flatpak
- Como instalar o jogo Combined! no Linux via Flatpak
- Como instalar o driver para o controle do Xbox no Ubuntu
Aliás, os pacotes do KDE Frameworks 5.66 em breve entrarão nos repositórios de software estáveis de suas distribuições Linux favoritas. Portanto, se você estiver usando o melhor e mais recente ambiente de desktop KDE Plasma, atualize para esta versão assim que possível.
O que está sendo falado no blog
No Post found.