A Microsoft anunciou que já é possível ter o Kali Linux no Windows, pois a distro já está disponível na Windows 10 Store e pode ser instalada nesse sistema, do mesmo modo que já é feito com o Ubuntu, Fedora, OpenSUSE e outras distros que já são suportadas. Confira os detalhes desse anúncio.
- Como transmitir vídeos para o Chromecast via terminal usando o Stream2Chromecast
- Como instalar o cliente Spotify Spot no Linux via Flatpak
- Musikcube no Linux – Conheça esse player baseado no terminal
- Como instalar o baixador Parabolic no Linux via Flatpak
- Como instalar o codec Xvid no Ubuntu, Mint, Debian e derivados
É isso mesmo! A pedido da comunidade, a Microsoft tornou possível baixar e instalar o Kali Linux diretamente da Windows 10 Store, caso o recurso Windows Subsystem for Linux (WSL) esteja ativado.
Para aqueles que ainda não conhecem, o Windows Subsystem for Linux é a arma da Microsoft para levar desenvolvedores e administradores que precisam de recursos do Linux, enquanto usam o Windows. Ele torna possível usar distribuições Linux dentro do sistema da empresa, e assim deixar usuários Linux mais a vontade.
É importante lembrar que, embora você possa “instalar” o Ubuntu, o Fedora, o OpenSUSE ou qualquer outra distro a partir da Windows Store, você não estará instalando uma distribuição Linux com ambiente de desktop gráfico, servidor de exibição e conjunto de aplicativos X11 (mas claro, já teve gente tentando fazer isso).
Kali Linux no Windows – disponível na Windows 10 Store
Kali Linux (anteriormente conhecida como BackTrack Linux) é um sistema operacional muito popular, livre e de código aberto baseado em Linux que segue um modelo de lançamento contínuo (rolling release), onde você instala uma vez e recebe atualizações para sempre.
Essa distribuição é criado pela Offensive Security, uma equipe de desenvolvedores qualificados conhecidos pelo famoso BackTrack Linux. Atualmente, o Kali Linux é derivado do Debian.
No anúncio que informa que a distribuição Kali Linux já está disponível na Windows 10 Store, Tara Raj, Program Manager da Microsoft, afirmou o seguinte:
“Estamos ansiosos para anunciar que agora você pode baixar e instalar o Kali Linux através da Windows 10 Store. Nossa comunidade expressou grande interesse em trazer o Kali Linux para o WSL em resposta a uma postagem no blog Kali Linux no WSL. Estamos felizes em apresentar oficialmente o Kali Linux no WSL”.
Como executar o Kali Linux no WSL no Windows 10
Para habilitar o recurso WSL no Windows 10, tudo o que você precisa fazer é abrir o PowerShell como Administrador e executar o seguinte comando:
Enable-WindowsOptionalFeature -Online -FeatureName Microsoft-Windows-Subsystem-Linux
Reinicie seu computador e então baixe e instale o Kali Linux da Windows Store. Claro, para que isso funcione corretamente, você terá que executar o Windows 10 Fall Creators Update ou uma versão posterior.
Uma vez que o Kali Linux seja instalado com sucesso no Windows 10, você pode facilmente iniciar o sistema operacional Linux a partir do Menu Iniciar, e uma janela de console será aberta imediatamente, para concluir a instalação. Em algum momento, você será solicitado a criar um usuário Linux e a atribuir uma senha.
Pronto! Agora, você pode aproveitar o sistema operacional e sua coleção de ferramentas de segurança e testes forense, em um PC com Windows 10.
Vale lembrar que a Microsoft também oferece a popular distribuição Ubuntu, Fedora e OpenSuSE no WSL, através da Windows 10 Store.
Entenda melhor o Kali Linux no Windows
Para saber mais sobre o Kali Linux no Windows, confira o anúncio.
O que está sendo falado no blog nos últimos dias
- Kali Linux no Windows – Distro já está disponível na Windows 10 Store
- Como personalizar o formato de data e hora no painel do Ubuntu
- Pardus 17.2 lançado – Confira as novidades e baixe