E foi lançado o Kali Linux 2020.1 com usuário padrão e sem privilégios. Confira as novidades e descubra onde baixar a distro.
O Kali Linux (anteriormente conhecido como BackTrack) é uma distribuição baseada no Debian com uma coleção de ferramentas de segurança e forenses.
Esse sistema possui atualizações de segurança oportunas, suporte para a arquitetura ARM, uma escolha entre quatro ambientes populares de desktop e atualizações contínuas para versões mais recentes.
Enfim, o Kali Linux é uma distribuição baseada no Debian com uma coleção de ferramentas de segurança e forenses.
Esse projeto começou o ano de 2020 com um novo lançamento, o Kali Linux 2020.1, e uma série de mudanças significativas.
Novidades do Kali Linux 2020.1
A nova versão, 2020.1, do Kali Linux mescla as várias edições da área de trabalho em opções de download único e acaba com a execução como usuário root por padrão.
Ao longo da história do Kali (e de seus predecessores BackTrack, WHAX e Whoppix), as credenciais padrão foram root/toor. Mas isso não existe mais. Agora a distro não está mais usando a conta de superusuário, root, como padrão no Kali 2020.1.
A conta de usuário padrão agora é um usuário padrão e sem privilégios.
Essa mudança foi inspirada no número crescente de usuários do Kali que estão usando a distribuição como seu sistema operacional principal devido à sua estabilidade geral.
Para obter mais informações sobre as razões por trás dessa opção, consulte essa postagem anterior do blog.
Como você pode imaginar, essa é uma mudança muito grande, com anos de história por trás disso. E se você tiver algum problema com isso, informe ao projeto no rastreador de bugs.
Além disso, o Kali Linux 2020.1 adiciona várias novas ferramentas desde 2019.4 foi lançado, incluindo cloud-enum, emailharvester, phpggc, sherlock e splinter, para citar apenas alguns.
A mudança de Kali para uma única imagem do instalador foi motivada por um olhar mais atento que a equipe de desenvolvimento observou nas imagens mais baixadas.
Isso inspirou os desenvolvedores a fornecer apenas uma imagem do instalador, uma imagem ao vivo e uma imagem do instalador de rede para todos os ambientes de área de trabalho disponíveis, incluindo Xfce, GNOME, KDE, MATE ou LXDE.
O instalador único pode ser usado para instalar o SO offline e permitirá selecionar o ambiente da área de trabalho durante o processo de instalação.
Você também poderá selecionar quais ferramentas serão instaladas para fornecer uma maneira de personalizar o conjunto de ferramentas que você terá à sua disposição assim que chegar à área de trabalho do Kali.
A equipe do Kali Linux disse que:
“Entendemos que o Kali vem com mais ferramentas do que algumas pessoas usam, ou elas têm suas próprias ferramentas selecionadas.”
“Agora eles podem instalar o Kali sem nenhum metapacote, oferecendo a eles uma instalação simples do Kali, para que possam selecionar individualmente quais ferramentas desejam (em vez de grupos).”
O instalador de rede do Kali é a menor das três novas imagens de instalador que contêm apenas o sistema base e requer uma conexão com a Internet para instalar o sistema operacional.
A imagem live deve ser baixada separadamente por quem deseja usar o Kali no modo live. No entanto, ele também vem com um instalador projetado para ajudá-lo a instalar o Kali, desde que você tenha uma conexão de rede.
Assim como a imagem do instalador único, ele permitirá que você escolha o ambiente da área de trabalho durante a instalação e as ferramentas que deseja instalar.
O Kali Linux 2020.1 também adicionou uma edição do NetHunter que não exige mais que os usuários enraízem seus telefones para executá-lo. O NetHunter da Kali é uma sobreposição de ROM que fornece uma plataforma de teste de penetração para dispositivos Android.
O NetHunter Rootless agora pode ser instalado em qualquer telefone Android não rooteado com firmware padrão, com a ajuda do Termux.
No entanto, como era de se esperar, a edição sem raiz do NetHunter vem com algumas limitações, incluindo a “falta de suporte a db no Metasploit e sem permissões de root”, bem como não há suporte para injeção de WiFi e ataques HID.
Instruções detalhadas de instalação para o NetHunter Rootless estão disponíveis aqui, e você pode obter uma rápida comparação de recursos entre as três edições disponíveis aqui.
A versão mais recente do Kali também vem com um novo tema do GNOME com temas claros e escuros, novas ferramentas e ícones de menu e gráficos atualizados para o instalador.
Como também informamos anteriormente, o Kali Linux também adicionou um modo ‘Undercover’ com a versão 2019.4 para ajudar a mudar rapidamente a aparência da área de trabalho Kali para imitar uma versão do Windows 10.
Isso é feito aplicando um tema Kali personalizado que se parece com o padrão do Windows 10, possibilitando enganar alguém que olha para a sua área de trabalho, passando que você está usando uma área de trabalho do Windows.
Para saber mais sobre essa versão da distribuição, acesse a nota de lançamento.
Baixe e experimente o Kali Linux 2020.1
A imagem ISO do Kali Linux 2020.1 já pode ser baixada acessando a página de download da distribuição.
- Recuperando o boot do Linux (Grub), depois de instalar o Windows
- Como mudar o visual do Grub com o tema Vimix Grub
- Como instalar o Grub Customizer no Ubuntu e derivados
- Como esconder o menu de inicialização do Grub
Verifique se a imagem ISO está corrompida
Antes de gravar a imagem ISO que você baixou, verifique se ela está corrompida usando o tutorial abaixo:
Como verificar se uma imagem ISO está corrompida
Como gravar uma imagem ISO no Linux
Quem precisar gravar a imagem ISO após o download, pode usar esse tutorial do blog:
Como gravar uma imagem ISO Usando o Nautilus
Como gravar uma imagem ISO usando o Terminal
Como criar um pendrive de instalação
Como criar um pendrive inicializável com GNOME Disks
Como criar um pendrive inicializável com o Etcher no Linux