Um ano depois do lançamento do primeiro modelo, agora o novo tablet Juno Tab 2 agora possui uma tela maior e mais armazenamento.
A empresa de computadores Linux Juno Computers lançou seu primeiro tablet no ano passado, conforme noticiamos aqui no Blog.
Agora, a empresa está de volta com um novo modelo com tela maior, 50% a mais de armazenamento e algumas outras melhorias, incluindo um teclado destacável que já está incluso no preço.
Juno Tab 2 agora possui uma tela maior e mais armazenamento
O novo Juno Tab 2 está em pré-venda por US$ 525 ou mais, e o novo tablet tem uma tela de 11 polegadas, 12 GB de RAM e suporte para várias distribuições GNU/Linux diferentes.
Mas ele tem o mesmo processador Intel Celeron N5100 quad-core “Jasper Lake” do Juno Tablet original (que não está mais em estoque).
Isso é provavelmente uma bênção mista. Por um lado, seria bom ver um chip mais poderoso baseado na nova arquitetura Alder Lake-N da Intel. Por outro lado, significa que qualquer software compatível com o Juno Tablet de primeira geração deve funcionar com o novo Juno Tab 2.
Na verdade, enquanto o modelo do ano passado foi lançado com uma escolha de software Mobian Phosh ou Manjaro Plasma Mobile, o novo modelo também adiciona suporte para Ubuntu e uma versão experimental do Debian Plasma Mobile.
O Juno Tab 2 possui uma tela de 11 polegadas, 2160 x 1440 pixels (acima da tela de 10,1 polegadas, 1920 x 1200 pixels no original) e 12 GB de memória LPDDR4-3200 (acima dos 8 GB do LDPDR4-2933).
A memória ainda está soldada à placa-mãe, portanto, não pode ser atualizada pelo usuário. E enquanto o Juno Tablet original vem com pelo menos 256 GB de armazenamento em estado sólido, o novo modelo começa com 128 GB.
Outros recursos incluem uma placa sem fio Intel AC7265 com suporte para WiFi 5 e Bluetooth 4.2, alto-falantes estéreo de 1 W e um chassi de plástico que mede 249 x 175 x 10 mm. O tablet pesa 1,41 libras, ou cerca de 640 gramas.
As portas incluem:
- 1 x USB 3.1 Type-C (com carregamento e suporte de vídeo
- 1 x USB 3.1 Type-C (sem carregamento ou dados)
- 1 x USB 2.0 tipo A
- 1 x áudio de 3,5 mm
- 1 x entrada de alimentação CC
O tablet tem uma bateria de 22,8 Wh que, segundo Juno, deve fornecer cerca de 5 horas de duração, em média, mas apenas cerca de 20 horas em suspensão. É descrito como precisando de uma melhor otimização do kernel.
Tudo isso para dizer que, como a maioria dos tablets disponíveis que vêm com software baseado em Linux (não estou contando os tablets Android ou Chrome OS aqui), este é provavelmente um dispositivo voltado para entusiastas e desenvolvedores, e não para o público em geral.