Graças ao trabalho do desenvolvedor Fishwaldo, já é possível inicializar o Yocto Linux no Tablet PineTab-V, tablet com um chip RISC-V.
O PineTab-V é um tablet com tela HD de 10,1 polegadas, pelo menos 4 GB de RAM e 64 GB de armazenamento, teclado destacável e preço inicial de US$ 160. E também é um dos primeiros tablets que você pode comprar alimentado por um processador RISC-V.
Isso torna um tablet com especificações de baixo custo bastante empolgantes, para desenvolvedores.
Para o resto de nós, ainda não é tão útil, porque quando o Pine64 apresentou o tablet pela primeira vez em abril, a empresa notou que ainda não conseguia inicializar um ambiente Linux de linha de comando.
Mas as coisas percorreram um longo caminho desde então: agora é possível inicializar uma imagem do Yocto Linux com um ambiente de desktop KDE Plasma acelerado por hardware.
Já é possível inicializar o Yocto Linux no Tablet PineTab-V
@Fishwaldo@fosstodon.org
O PineTab-V tem o mesmo processador quad-core StarFive JH7110 do computador de placa única Star64 da Pine64, então um desenvolvedor que usa o nome de usuário Fishwaldo, portou um software que foi inicialmente projetado para o Star64 para funcionar com o PineTab-V.
Em um post do Mastodon, Fishwaldo observa que a imagem do KDE Plasma “agora está disponível para teste”, mas que “ainda há muito o que consertar”.
Mas parece que Fishwaldo está trabalhando nessa lista de tarefas, já que vários itens na página GitHub de problemas de imagem do PineTab-V já foram verificados.
As pessoas que têm um PineTab-V podem baixar as imagens de disco mais recentes de Fishwaldo , gravá-las em um cartão SD usando o balenaEtcher e levá-las para dar uma volta.
De acordo com a página wiki do Pine64 para o PineTab-V, há também uma sobreposição do Gentoo que deve trazer suporte inicial para executar essa distribuição GNU/Linux no tablet.
Ainda é cedo para executar software Linux móvel em tablets com processadores RISC-V, e você provavelmente ainda não vai querer comprar um PineTab-V, a menos que seja um desenvolvedor ou testador beta entusiasmado.
Mas parece que o tablet já é muito mais utilizável hoje do que quando o Pine64 introduziu o hardware pela primeira vez, alguns meses atrás.
E isso é praticamente igual ao caso do hardware Pine64. A empresa tem um histórico de lançamento de hardware barato sem muito suporte de software.
Em vez disso, a ideia é atrair uma comunidade de desenvolvedores independentes interessados em portar software livre e de código aberto para rodar nos laptops, tablets, telefones e computadores de placa única da empresa.
Até recentemente, a maioria desses dispositivos era alimentada por processadores baseados em ARM, mas o Pine64 vem expandindo sua linha de produtos para incluir dispositivos com processadores RISC-V, que vêm ganhando força nos últimos anos devido a uma combinação de sua arquitetura aberta de conjunto de instruções e o modelo de licenciamento permissivo e livre de royalties do RISC-V International.