Editor de um do maiores sites sobre hardware no Linux, Michael Larabel mostrou que já é possível executar o Linux no ASUS ROG Ally.
Com o anúncio do mês passado, esta semana marca o início do envio do ASUS ROG Ally como a alternativa mais atraente ao Steam Deck da Valve, até o momento.
O ASUS ROG Ally apresenta o novo CPU AMD Ryzen Z1 Extreme que é interessante por si só por ser baseado em gráficos integrados Zen 4 e RDNA3.
Haverá muitos artigos de benchmark no Phoronix nos próximos dias,
Olhando tanto para o próprio ASUS ROG Ally para jogos/desempenho do Linux quanto para focar de forma mais geral no Ryzen Z1 Extreme, Michael Larabel, do site Phoronix, postou um artigo mostrando que já é possível executar o Linux no ASUS ROG Ally.
Já é possível executar o Linux no ASUS ROG Ally
O ASUS ROG Ally que está sendo lançado agora é o modelo de US$ 699 USD com AMD Ryzen Z1 Extreme de 8 núcleos/16 threads, tela de 7 polegadas 1080p 120Hz, SSD de 512 GB mais expansão de armazenamento microSD e 16 GB de memória do sistema LPDDR5.
“Fora da caixa, o ASUS ROG Ally vem com o Microsoft Windows 11, mas é claro que os leitores Phoronix querem saber sobre o suporte Linux…” Michael Larabel
Ao ligar o ASUS ROG Ally, a área de configuração do BIOS é facilmente acessível, assumindo que você tenha um teclado USB conectado. A partir daí, é semelhante à área de configuração da BIOS padrão da ASUS.
O UEFI Secure Boot é ativado por padrão no ROG Ally, mas pode ser facilmente desativado se desejado e, a partir daí, facilmente inicializar sua distribuição Linux favorita.
Para fins deste teste inicial, o Ubuntu 23.04 com seu kernel Linux 6.2 padrão foi usado como representante de uma distribuição Linux moderna.
Inicializar o Ubuntu 23.04 ISO via unidade flash USB funcionou bem – completo com suporte a tela sensível ao toque e aceleração gráfica.
Infelizmente, o WiFi no ASUS ROG Ally não estava funcionando imediatamente. O ROG Ally usa um adaptador WiFi Mediatek MT7922 802.11ax. Pelo menos no kernel 6.2, a inicialização do hardware do driver WiFi falhou.
O driver mt7921e tentou carregar, mas estava recebendo vários “Tempo limite da mensagem 00000010 (seq 1)” e “Falha ao obter o semáforo do patch” antes que o driver Mediatek WiFi desistisse de tentar inicializar o hardware … Isso é com o Linux 6.2 enviado pela Ubuntu 23.04.
Larabel diz que em breve tentará um kernel mais novo, mas por enquanto ele está usando a Ethernet com fio por meio de um dock USB-C.
Parece potencialmente relacionado a este patch postado ontem na lista de discussão do kernel do Linux. Nesse caso, isso ainda está chegando ao kernel Linux principal e provavelmente não chegará até pelo menos o Linux 6.5.
O patch implica que desabilitar o WiFi pré-inicialização pode ser outra solução alternativa, mas no caso do ASUS ROG Ally não havia nenhuma opção WiFi pré-inicialização exposta no painel de configuração do BIOS.
Os controles de entrada foram registrados como um “Bus 001 Device 002: ID 045e:028e Microsoft Corp. Xbox360 Controller”. Assim, capaz de usar o driver do kernel Linux X-Pad. Um dispositivo ASUS N-Key (ID 0b05:1abe) também foi registrado.
Enquanto isso, o suporte Bluetooth no ASUS ROG Ally utiliza um Foxconn/Hon Hai Wireless_Device (ID 0489:e0f5). Também aparecendo no barramento USB está um dispositivo LightTuning Technology Inc. ETU905A86-E com uma classe específica do fornecedor.
Não foi encontrado nenhum resultado de pesquisa para ETU905A86-E, mas o LighTuning faz sensores de impressão digital, então presumivelmente é para o suporte de reconhecimento de impressão digital do ROG Ally no Windows.
Enfim, o problema mais imediato do Linux foi o Mediatek WiFi não funcionar imediatamente com o ROG Ally no Ubuntu 23.04. Mas pelo menos há um patch de kernel pendente para resolver a situação.