E foi lançado o IPFire 2.25 Core Update 146, agora sem suporte a 32 bits com PAE. Confira as novidades e descubra onde baixar a distro.
IPFire é uma distribuição Linux que se concentra na configuração fácil, bom manuseio e alto nível de segurança. O IPFire é mantido por desenvolvedores preocupados com a segurança e que atualizam o produto regularmente para mantê-lo seguro.
Esse sistema é operado através de uma interface intuitiva baseada na Web, que oferece muitas opções de configuração para administradores de sistema iniciantes e experientes.
O IPFire é fornecido com um gerenciador de pacotes personalizado chamado Pakfire e o sistema pode ser expandido com vários complementos.
Agora, uma nova atualização para a distribuição de firewall do IPFire Linux foi lançada hoje com algumas mudanças importantes, especialmente no que diz respeito ao futuro do suporte de 32 bits.
Novidades do IPFire 2.25 Core Update 146
IPFire 2.25 Core Update 146 traz o kernel do Linux para a versão 4.14.184 LTS, bem como o firmware do microcódigo da Intel, para mitigar as recentes vulnerabilidades de hardware da Intel, CrossTalk.
Outra mudança importante nesta nova atualização do IPFire é a descontinuação do suporte a sistemas de 32 bits com o PAE (Extensão de Endereço Físico), um recurso de gerenciamento de memória para a arquitetura x86 que permite que as CPUs de 32 bits acessem mais de 4 GB de RAM.
A Atualização 146 do IPFire 2.25 Core não é fornecida com o kernel PAE opcional. Os desenvolvedores recomendam a todos que usam o IPFire em sistemas puros de 32 bits para atualizar seu hardware para 64 bits o mais rápido possível.
Outros sistemas de 32 bits ainda são suportados no momento, mas as versões futuras do IPFire provavelmente terão apenas 64 bits, uma vez que apenas alguns usuários o estão usando atualmente.
Sobre isso, Michael Tremer disse que:
“Como está se tornando cada vez mais difícil suportar arquiteturas de 32 bits, tomamos a decisão de facilitar lentamente. Por enquanto, continuaremos a oferecer suporte a 32 bits, mas definitivamente se tornou uma arquitetura de segunda classe para os desenvolvedores de kernel Linux, bem como para muitos outros softwares”.
Além disso, a atualização mais recente do IPFire Linux Firewall substitui a ferramenta instaladora do Xen para sistemas paravirtualizados de 32 bits, que foi usada para oferecer suporte a sistemas que não tinham virtualização de hardware.
Para saber mais sobre essa versão da distribuição, acesse a nota de lançamento.
Baixe e experimente o IPFire 2.25 Core Update 146
A imagem ISO do IPFire 2.25 – Core Update 142 já pode ser baixada acessando a página de download da distribuição.
- Recuperando o boot do Linux (Grub), depois de instalar o Windows
- Como mudar o visual do Grub com o tema Vimix Grub
- Como instalar o Grub Customizer no Ubuntu e derivados
- Como esconder o menu de inicialização do Grub
Verifique se a imagem ISO está corrompida
Antes de gravar a imagem ISO que você baixou, verifique se ela está corrompida usando o tutorial abaixo:
Como verificar se uma imagem ISO está corrompida
Como gravar uma imagem ISO no Linux
Quem precisar gravar a imagem ISO após o download, pode usar esse tutorial do blog:
Como gravar uma imagem ISO Usando o Nautilus
Como gravar uma imagem ISO usando o Terminal
Como criar um pendrive de instalação
Como criar um pendrive inicializável com GNOME Disks
Como criar um pendrive inicializável com o Etcher no Linux