O projeto IPFire anunciou uma atualização do seu sistema seguro, o IPFire 2.21 Core 127. Confira as novidades e descubra onde baixar a distro.
- Como instalar o poderoso utilitário de rede Nmap no Linux
- Como instalar o módulo de segurança do Banco Itaú no Linux
- Como instalar o app de backup Kopia no Linux via AppImage
IPFire é uma distribuição Linux que se concentra na fácil configuração, bom manuseio e alto nível de segurança.
Ele é operado por meio de uma interface intuitiva baseada na web, que oferece muitas opções de configuração para administradores de sistemas iniciantes e experientes.
O IPFire é mantido por desenvolvedores que estão preocupados com a segurança e que atualizam o produto regularmente para mantê-lo seguro.
Além disso, o IPFire vem com um gerenciador de pacotes personalizado chamado Pakfire e o sistema pode ser expandido com vários add-ons.
Novidades do IPFire 2.21 Core 127
O IPFire 2.21 Core Update 127 está agora disponível e é a primeira atualização do IPFire em 2019, trazendo vários componentes atualizados e várias melhorias.
A maior mudança é a adição do software de proxy Web Squid 4.5, que traz mudanças de interface para facilitar sua configuração, além de outras melhorias.
Sobre esse release, Michael Tremer disse o seguinte:
“Uma das principais mudanças é que nós removemos um controle que permitia configurar o número de processos filhos para cada redirecionador (por exemplo, filtro de URL, Update Accelerator, etc.). Isso agora está configurado estaticamente para o número de processadores.”
Essa alteração, por si só, torna o filtro de URL do IPFire, bem como outros redirecionadores mais eficientes e rápidos, e será iniciado quando o Squid for iniciado.
No anúncio, Michael Tremer, disse o seguinte:
“Esperamos que essas melhorias façam com que proxies que atendem centenas ou até milhares de usuários ao mesmo tempo se tornem mais rápidas por serem mais eficientes.”
A atualização para o Squid 4.5 também remove vários recursos da distribuição do firewall, como a verificação do navegador Web, a otimização do download por extensão de arquivo e a autenticação em domínios do Microsoft Windows NT 4.0.
Um problema de segurança que afeta a autenticação do proxy nos domínios do Microsoft Windows Active Directory também foi corrigido.
Além da atualização massiva do Squid 4.5, o IPFire 2.21 melhora o recurso de encaminhamento de DNS para torná-lo mais flexível e permite aceitar nomes de host e endereços IP para encaminhar solicitações para vários servidores, bem como suportar vários endereços IP como uma lista separada por vírgulas para consultar vários servidores para um único domínio.
Esta versão também melhora o suporte para sistemas de arquivos XFS, criação de certificados OpenVPN e IPsec e suporte ao controle de conexão.
Os componentes atualizados incluem o Python 2.7.15, o Bind 9.11.5-P1, o GNU wget 1.20.1, o SQLite 3.26.0, o Snort 2.9.12, o ipvsadm 1.29, o GNU tar 1.31, o unbound 1.8.3, o ClamAV 0.101.1, o libvirt 4.10 , Midnight Commander 4.8.22 e Transmission 2.94.
Para saber mais sobre essa versão da distribuição, acesse a nota de lançamento.
Baixe e experimente o IPFire 2.21 Core 127
A imagem ISO do IPFire 2.21 Core 127 já pode ser baixada acessando a página de download da distribuição.
Verifique se a imagem ISO está corrompida
Antes de gravar a imagem ISO que você baixou, verifique se ela está corrompida usando o tutorial abaixo:
Como verificar se uma imagem ISO está corrompida
Como gravar uma imagem ISO no Linux
Quem precisar gravar a imagem ISO após o download, pode usar esse tutorial do blog:
Como gravar uma imagem ISO Usando o Nautilus
Como gravar uma imagem ISO usando o Terminal
Como criar um pendrive de instalação
Como criar um pendrive inicializável com GNOME Disks
Como criar um pendrive inicializável com o Etcher no Linux
O que está sendo falado no blog
- Como instalar o editor FocusWriter no Linux via Flatpak
- Firefox terá recurso de isolamento como Site Isolation do Google Chrome
- Aplicativo Windows 95 versão 2 lançado com várias melhorias
- IPFire 2.21 Core 127 lançado – Confira as novidades e baixe
- Laçamento do Ubuntu 18.04.2 LTS foi adiado por causa de erro de inicialização
- Como instalar o visualizador de documentos Okular no Linux