iOS e iPadOS 16 permitirá a desinstalação de mais aplicativos nativos

Uma boa noticia para os usuários dos gadgets da Apple: o iOS e iPadOS 16 permitirá a desinstalação de mais aplicativos nativos.

Sim. Quando o iOS 16 e o ​​iPadOS 16 forem divulgados ainda este ano, ele dará aos usuários de iPhone e iPad a capacidade de excluir mais alguns aplicativos do sistema do telefone.

iOS e iPadOS 16 permitirá a desinstalação de mais aplicativos nativos

iOS e iPadOS 16 permitirá a desinstalação de mais aplicativos nativos

Os usuários tiveram essa oportunidade pela primeira vez em 2016 com o iOS 10. Desde então, vários outros aplicativos do sistema foram adicionados à lista de aplicativos nativos que podem ser removidos.

Se você tiver o mesmo aplicativo no Apple Watch, removê-lo do iPhone ou iPad também o removerá do relógio.

Com iOS 15 e iPadOS 15, os seguintes aplicativos do sistema podem ser desinstalados:
Calculadora.
Calendário.
Bússola.
Contatos.
Facetime.
Encontre meus amigos.
Home.
iBooks.
iCloud Drive.
Itunes Store.
Correspondência.
Mapas.
Música.
Notícia. (quando disponível)
Notas.
Podcasts.
Lembretes.
Ações.
Pontas.
Vídeos ou TV.
Memorandos de voz.
Assista o aplicativo.
Tempo.
Ao longo dos anos, a lista de aplicativos do sistema que podem ser desinstalados no iOS e iPadOS aumentou e, com iOS e iPadOS 16, os usuários também podem remover os aplicativos Find My, Health e Clock de seus iPhones e iPads. Lembre-se de que a desinstalação desses aplicativos também removerá algumas funcionalidades dos modelos de iPhone e iPad.

iOS e iPadOS 16 permitirá a desinstalação de mais aplicativos nativos

Conforme apontado pelo 9to5Mac, remover o aplicativo Find My não apagará recursos integrados como Find My Friends.

Os usuários verão uma mensagem informando que quaisquer dispositivos, pessoas ou itens associados ao ID Apple ainda permanecerão associados ao ID Apple, mesmo após a desinstalação do aplicativo Find My.

Os usuários poderão gerenciar certas opções no aplicativo de configurações. No entanto, sem o aplicativo Find My instalado, os acessórios Air Tag não funcionarão.

Reinstalar um aplicativo do sistema que você removeu é muito fácil.

Para desinstalar um aplicativo do seu iPhone ou iPad, pressione suavemente a tela até que os ícones do aplicativo balancem como gelatina. Toque no “-” associado ao ícone do aplicativo que você está removendo e toque em Excluir aplicativo.

Da mesma forma, a Apple observa que, se você remover o aplicativo Contatos, todas as suas informações de contato permanecerão no aplicativo Telefone.

Se você decidir remover o aplicativo FaceTime, ainda poderá fazer e receber chamadas do FaceTime em Contatos e no aplicativo Telefone.

Se você remover os aplicativos iBooks, Mapas, Música ou Podcast, eles não estarão disponíveis para uso com o CarPlay.

Se você tentar remover o aplicativo Watch de um iPhone emparelhado com um Apple Watch, um alerta solicitará que você desemparelhe o Apple Watch antes de remover o aplicativo.

Reinstalar qualquer aplicativo do sistema iOS ou iPad que você remover não é um grande problema, pois você pode encontrá-los na App Store e instalá-los como faria com qualquer aplicativo.

Após essa notícia, restam apenas alguns aplicativos do sistema que os usuários não podem desinstalar, como Telefone, Safari, Mensagens e App Store. Além de reinstalar um aplicativo do sistema da App Store, você sempre pode substituir um aplicativo do sistema por um de terceiros.

Por exemplo, digamos que você desinstale o aplicativo Relógio do sistema iOS. Você sempre pode substituí-lo adicionando um aplicativo de relógio de terceiros da App Store.

Como sempre existe a possibilidade de que a remoção de um aplicativo do sistema atrapalhe muito o funcionamento do seu iPhone ou iPad, certifique-se de remover os aplicativos do sistema que você desinstala.

E lembre-se de que a remoção de um aplicativo do sistema não adicionará muito armazenamento adicional ao seu dispositivo, portanto, não faça essa mudança simplesmente porque você está com pouco armazenamento nativo.

A Apple diz que:

“Os aplicativos integrados ao iOS são projetados para serem muito eficientes em termos de espaço, portanto, todos juntos usam menos de 200 MB. A remoção de aplicativos iOS integrados não libera espaço de armazenamento em seu dispositivo.”

No entanto, é importante lembrar que “Quando você remove um aplicativo integrado da tela inicial, também remove todos os dados de usuário e arquivos de configuração relacionados”.

Por fim, espera-se que a Apple lance a versão final e estável do iOS 16 em setembro próximo.

Deixe um comentário

Sair da versão mobile