Interface de carregamento USB Type-C será obrigatória na Europa

Cumprindo um novo regulamento, até o final de 2024, a interface de carregamento USB Type-C será obrigatória na Europa.

O Parlamento Europeu apoia esmagadoramente o uso obrigatório de uma interface de carregamento USB Type-C. Será uma porta de carregamento universal para vários dispositivos eletrônicos de consumo, incluindo iPhone e AirPods.

Isso entrará em vigor até o final de 2024. O novo regulamento afirma que, a partir do outono de 2024, o USB Type-C se tornará a interface de carregamento padrão na Europa.

Interface de carregamento USB Type-C será obrigatória na Europa

Interface de carregamento USB Type-C será obrigatória na Europa

Essa porta será usada em smartphones, tablets, e-readers, teclados, mouses de computador, dispositivos GPS, câmeras digitais e fones de ouvido.

Ele também será usado para consoles de videogame portáteis e dispositivos portáteis, como alto-falantes. A partir de 2026, o USB-C também se tornará a interface padrão para carregadores de laptop.

Os dispositivos da Apple também precisam usar a interface de carregamento USB Type-C. A UE está trabalhando nesta legislatura há já algum tempo.

No parlamento da UE, a maioria é a favor da interface única de carregamento. 602 votos a favor, 13 contra e 8 abstenções. O principal legislador do regulamento, o deputado maltês Alex Agis Saliba, do Partido Socialista e Democrata de centro-esquerda, disse: ”

Esta solução simples economizará milhares de toneladas de lixo eletrônico todos os anos, aumentando a reutilização de produtos eletrônicos antigos. Aumentará a facilidade para os consumidores e reduzirá custos desnecessários.”

Ele espera que a medida da UE seja um exemplo para o resto do mundo.

Interface de carregamento USB Type-C será obrigatória na Europa

Margrethe Vestager, vice-presidente executiva da comissão, disse que um carregador de porta única é bom para o meio ambiente. Além disso, ela acredita que isso ajudará os consumidores a economizar pelo menos 250 milhões de euros por ano.

De acordo com a Comissão Europeia, os carregadores geram de 11.000 a 13.000 toneladas de lixo eletrônico a cada ano.

Espera-se que as novas regras reduzam significativamente esse valor. No entanto, esta é apenas uma pequena parte do oceano de lixo eletrônico. Em 2019, havia nada menos que 4,5 milhões de toneladas de lixo eletrônico.

Os fabricantes de smartphones resistiram ao esforço da UE para padronizar a tecnologia de carregamento por anos.

Há uma década, a indústria teve que concordar que reduziria o número de diferentes tecnologias de carregamento. Registaram-se alguns progressos, mas o Parlamento ainda não os considera suficientes.

O comitê também regulará e padronizará a tecnologia de carregamento sem fio dentro de dois anos após a entrada em vigor do regulamento.

A Apple será a marca de smartphones mais afetada na Europa. Isso porque é a única empresa que não utiliza a interface USB Type-C para a maioria de seus dispositivos. Muitas marcas Android já usam essa interface. Assim, não será nada de novo para as marcas Android.

Deixe um comentário

Sair da versão mobile