Instabilidade do Facebook-Anonymous nega participação

Depois de passar por momentos de instabilidade na quinta-feira (31), o facebook voltou a ter problemas na manhã desta sexta-feira (01), e as evidências apontavam para um possível ataque do Grupo hacker Anonymous como sendo a causa disso.

Anonymous nega veementemente ataques ao Facebook (Foto: Reprodução)

A instabilidade do Facebook gerou uma série de reclamações em diversos lugares do mundo na noite de ontem, alguns usuários encontravam dificuldade em carregar páginas e fotos, depois de entrar no site. Na manhã da sexta-feira manhã o Facebook corrigiu o problema e fez um comunicado pedindo desculpas pelo transtorno. Porém, pouco depois os problemas retornaram.

De acordo com o serviço “Just-Ping”, que analisa a estabilidade de sites, o Facebook ficou fora do ar por cerca de 40 minutos em Estocolmo, Xangai, Copenhague, Oslo, Lisboa, San Francisco e Moscou. A Apica, uma empresa de monitoramento de desempenho e teste de carga, informou que o Facebook sofreu interrupções intermitentes de noite de quinta-feira e sexta-feira de manhã. A empresa relatou que o Facebook teve tempos de resposta elevado e indisponibilidade esporádica entre as 20:28 e 22:29 na noite de quinta entre as 3 da manhã e as 6 horas da sexta-feira.

Durante os momentos de instabilidade da rede social na noite de quinta-feira, alguns tweets foram enviados pela conta @YourAnonNews e para marcar estes tweets sobre o incidente, foi usada a hashtag #OpFacebook. Entre as postagens houve algumas piadas sobre o problema do Facebook e outras fazendo referência ao IPO (oferta de ações da rede social). Uma em especial comentava: “O bom e velho FaceBook está tendo problemas com pacotes …”.

Alguns mebros do grupo Anonynous já haviam alertado que um dia iram derrubar o Facebook, agora com essa instabilidade e todas essas mensagens eles se tornaram o principal suspeito  do suposto ataque ao site. O Facebook reconheceu que passou por instabilidades, porém, em nenhum momento citou o Anonymous como sendo a causa do problema e também negou que o motivo da instabilidade tenha sido um ataque.

O Anonymous emitiu um comunicado oficial e nele garante que “nunca atacou, nem vai atacar” o Facebook. A justificativa para isso é simples: a página de Mark Zuckerberg é um dos meios de comunicação mais utilizado entre os próprios anons. Portanto, não faria nenhum sentido atacá-la, mesmo que os hackers não concordem com todas as práticas do site.

 

Deixe um comentário

Sair da versão mobile