Imagem ISO do Ubuntu 19.10 virá com drivers proprietários da Nvidia

Uma das boas novidades da próxima versão do sistema da Canonical é que a imagem ISO do Ubuntu 19.10 virá com drivers proprietários da Nvidia. Confiras os detalhes!

Apesar do Ubuntu fornecer drivers de código aberto das placas da Nvidia, nem sempre isso entrega uma boa experiência de uso. As vezes, algumas funcionalidades não estão disponíveis ou o suporte não funciona corretamente.

Agora, o Ubuntu 19.10 incluirá drivers gráficos proprietários da Nvidia diretamente na imagem ISO do sistema, o que permitirá ativá-los durante a instalação.

Imagem ISO do Ubuntu 19.10 virá com drivers proprietários da Nvidia

Imagem ISO do Ubuntu 19.10 virá com drivers proprietários da Nvidia

Chocado? Não fique, pois o envio de drivers de GPU Nvidia de código fechado na mídia de instalação foi um item de lista de tarefas para o ciclo de desenvolvimento do ‘Eoan Ermine’.

Avance algumas semanas a partir dos planos iniciais e, com a NVIDIA dando a sua concordância, a mudança é oficial: o Ubuntu 19.10 será lançado com drivers proprietários da Nvidia disponíveis na ISO.

Essa adição é uma novidade para o Ubuntu e pode melhorar drasticamente a experiência de instalação do Linux para ‘potencialmente milhões de usuários do Ubuntu” (incluindo os gamers, claro).

Diante da confirmação, fica a pergunta: Por que o Ubuntu inclui drivers de código fechado em sua mídia de instalação? Para melhorar a experiência geral de instalação do Ubuntu.

A situação atual é explicada no relatório de bugs da seguinte forma:

“No desktop do Ubuntu, sem uma conexão de rede, o usuário pode optar por instalar drivers de terceiros (que afirma que ele instalará o driver gráfico), mas mesmo se ele selecionar esta opção, nVidia drivers proprietários não serão instalados porque não estão no pool da ISO.”

A solução é, simplesmente, adicionar drivers Nvidia proprietários e mainline à imagem ISO do Ubuntu.

Há um aumento no tamanho do Ubuntu 19.10 ISO para acomodar os drivers, com os vários pacotes adicionando 114MB extras ao arquivo ISO, totalizando) 2.1GB.

Drivers Nouveau permanecem padrão

Agora, para que ninguém entre em pânico com a liberdade, é preciso esclarecer que os drivers proprietários da Nvidia não serão habilitados por padrão.

Em vez disso, esses drivers estão simplesmente lá, prontos para o sistema instalar para aqueles que optam por ativá-los. A diferença é que será possível instalar sem precisar estar conectado à Internet.

Os drivers Nvidia de código aberto conhecidos como ‘nouveau’ continuam a servir como drivers GPU padrão no hardware da Nvidia para novas instalações do Ubuntu e sessões live.

Adicionando o que procura uma experiência 3D mais capaz pode rapidamente ativar e instalar drivers gráficos proprietários da Nvidia Ubuntu usando o ISO – sem necessidade de conexão com a internet!

Assim, que procura por uma experiência 3D mais completa, pode rapidamente autorizar e instalar os drivers proprietários Nvidia Graphics no Ubuntu usando apenas a mídia de instalação, como dito, sem conexão à Internet necessária!

O que está sendo falado no blog

Veja mais artigos publicados neste dia…

Deixe um comentário

Sair da versão mobile