Conheça o HX99G, um mini PC com Ryzen 9 6900HX e Radeon RX 6600M. Confira os detalhes e especificações de pequeno computador.
Pegue o interior de um laptop de jogos premium e coloque-o em um chassi de desktop compacto e você obterá algo que se parece muito com a linha de computadores da série MINISFORUM EliteMini HX.
O MINISFORUM EliteMini HX90G é um computador de 8,1″ x 8″ x 2,7″ com um processador AMD Ryzen 9 5900HX e gráficos Radeon RX 6600M. A versão mais recente foi anunciada há alguns meses, com lançamento previsto para dezembro e já está em pré-venda por US$ 799 ou mais.
Mas em breve será acompanhado por um novo MINISFORUM EliteMini HX99G com um processador AMD Ryzen 9 6900HX.
HX99G, um mini PC com Ryzen 9 6900HX e Radeon RX 6600M
De acordo com o site de notícias de tecnologia japonês PC Watch, o HX99G estará à venda no Japão em dezembro. Mas ainda não há informações sobre preços ou disponibilidade em outros mercados.
Na maior parte, o novo modelo parece idêntico ao HX90G em muitos aspectos. Ambos são computadores compactos com gráficos de 45 watts, 8 núcleos e 16 threads e a mesma GPU discreta de classe laptop.
Mas a mudança de um Ryzen 9 5900HX para um Ryzen 9 6900HX mais recente deve trazer um aumento modesto no desempenho da CPU, graças ao suporte para velocidades de aumento de até 4,9 GHz (acima de 4,6 GHz) e uma melhoria de até 2 vezes no desempenho gráfico integrado ( o que, eu acho, pode ser útil se você quiser desabilitar a GPU discreta de vez em quando para economizar energia ou algo assim).
O MINISFORUM diz que o computador suporta até quatro monitores 4K, possui uma porta Ethernet de 2,5 Gbps e estará disponível com até 32 GB de RAM e 512 GB de armazenamento de estado sólido, embora os usuários que desejam realizar suas próprias atualizações provavelmente poderão configurar um sistema com até 64 GB de RAM.
Um ponto de venda bastante controverso para a série MINISFORUM HX é o sistema de resfriamento que a empresa usa para seus produtos. Além dos ventiladores duplos, os computadores usam metal líquido na CPU e na GPU e possuem gabinetes que incorporam fibra de carbono.
Alguns revisores independentes ficaram desapontados com a aplicação de metal líquido nas primeiras unidades e descrevem a fibra de carbono como principalmente decorativa.
Mas o MINISFORUM teve mais de um ano para fazer melhorias, então esperamos que os novos modelos tenham o resfriamento necessário para permitir que os usuários aproveitem ao máximo a potência oferecida pela CPU de alto desempenho e pelos chips gráficos dos computadores.