Huawei transferiu o desenvolvimento do openEuler para a Atom Open Source Foundation

Para dar sua contribuição ao mundo do código aberto, a Huawei transferiu o desenvolvimento do openEuler para a Atom Open Source Foundation.

A Huawei é uma empresa que há vários anos trabalha lado a lado com vários projetos open source e se tornou uma referência na área e agora a empresa deu um grande passo e acima de tudo uma grande contribuição para o open source, desde que em breve (no 2021 Operating Systems Industry Summit em Pequim), ele anunciou que tomou a decisão de transferir o desenvolvimento da distribuição openEuler Linux para a Open Atom Open Source Foundation.

Huawei transferiu o desenvolvimento do openEuler para a Atom Open Source Foundation

Huawei transferiu o desenvolvimento do openEuler para a Atom Open Source Foundation

Para quem não conhece esta organização, deve saber que se trata de um grupo sem fins lucrativos semelhante às organizações internacionais Linux Foundation e Apache Software Foundation, mas tendo em conta as particularidades da China e focado na organização de trabalhos conjuntos em código aberto chinês projetos.

A Open Atom atuará como uma plataforma neutra para o desenvolvimento do openEuler, não vinculado a uma empresa comercial específica, e também gerenciará a propriedade intelectual associada ao projeto.

A China Telecom, uma das maiores operadoras de telecomunicações da China, anunciou o uso do OpenEuler em sua infraestrutura e apresentou sua própria edição desta distribuição, lançada sob o nome CTyunOS.

“Depois que Deng Taihua, vice-presidente e presidente da linha de produtos de computação da Huawei, prometeu a doação de Euler no discurso de abertura da conferência, a Huawei continuará a investir e promover o desenvolvimento de Euler em cinco aspectos: inovação tecnológica, construção verde, promoção comercial, código aberto. construção e desenvolvimento de talentos.”

“O conteúdo desta doação de Euler inclui: código e pacotes de software: milhões de linhas de direitos autorais e licenças de propriedade intelectual do código desenvolvido pela Huawei, mais de 8.000 pacotes de software verificados pela Huawei e pela comunidade; projetos de inovação: projetos inovadores iSula, A-Tune, Stratovirt e secGear da Huawei; Marcas registradas: openEuler e 30 marcas chinesas e inglesas dos projetos iSula, A-Tune, Stratovirt e secGear; Nomes de domínio: openeuler.org e seus subdomínios e openeuler.io e seus subdomínios, um total de 4; infraestrutura da comunidade: construção de um sistema de teste e serviço, hospedagem de código, plataforma de operação da comunidade e outra infraestrutura da comunidade.”

A distribuição openEuler é baseada nos desenvolvimentos do produto comercial EulerOS, criado como fork da base do pacote CentOS, otimizado para uso em servidores com processadores ARM64 e é a única distribuição Linux certificada pelo comitê Opengroup para conformidade com o UNIX Padrão 03 (macOS, Solaris, HP-UX e IBM AIX).

As diferenças entre openEuler e CentOS são bastante significativas e não se limitam ao rebranding. EulerOS é um dos cinco sistemas operacionais (EulerOS, macOS, Solaris, HP-UX e IBM AIX) e a única distribuição Linux certificada pelo comitê Opengroup em conformidade com o padrão UNIX 03.

Os métodos de segurança usados ​​na distribuição de EulerOS são certificados pelo Ministério de Segurança Pública da República Popular da China e também são reconhecidos como atendendo aos requisitos de CC EAL4 + (Alemanha), NIST CAVP (EUA) e CC EAL2 + (EUA )

Por exemplo, openEuler inclui um kernel Linux diferente, um desktop baseado em GNOME mais recente, inclui otimizações específicas para ARM64 e multi-core, o sistema de contêiner leve iSulad, o configurador de rede clibcni e o sistema de ajuste automático A-Tune.

A Huawei também doou o projeto OpenHarmony para a Atom Open, que desenvolve um sistema operacional para dispositivos IoT, como relógios inteligentes baseados em seu próprio microkernel LiteOS, além do que deve ser notado que seguindo esta tendência, o Alibaba também reatribuiu o AliOS Things sistema operacional para dispositivos IoT de pouca memória para Open Atom, e a Tencent portou o sistema operacional em tempo real TencentOS Tiny (RTOS) para o Open Atom.

Os projetos desenvolvidos pela organização Open Atom também incluem o DBMS ZNBase distribuído (suporta o protocolo PostgreSQL), o sistema de armazenamento de big data Pika (nível de interface compatível com Redis) e a plataforma blockchain XuperCore.

Por fim, se você tiver interesse em saber mais sobre o assunto, consulte os detalhes no seguinte endereço.

Deixe um comentário

Sair da versão mobile