Foi lançado o GStreamer 1.24.5 com correção de bugs e melhorias. Confira as novidades dessa atualização e veja como instalar no Linux.
GStreamer é um framework multimídia de código aberto e multiplataforma usado para desenvolvimento de aplicações que lidam com streams multimedia, como áudio e vídeo.
Ele foi escrito em linguagem C e é baseado em GObject, e provê o serviço de multimídia dos aplicativos, como editores de vídeo, streaming de mídia e media players.
Agora, a equipe do GStreamer anunciou o lançamento e a disponibilidade geral do GStreamer 1.24.5.
Novidades do GStreamer 1.24.5
A equipe de desenvolvimento do GStreamer lançou a versão 1.24.5, uma versão de correção de bugs para a série 1.24 estável do amplamente utilizado framework multimídia multiplataforma GStreamer.
O GStreamer 1.24.5 aumenta a confiabilidade e a segurança da estrutura, garantindo uma experiência multimídia mais suave em várias plataformas.
A atualização do GStreamer 1.24.5 traz diversas correções de bugs e melhorias importantes que melhoram o desempenho geral e a segurança do framework:
- Aprimoramentos do WebRTC : O webrtcsink agora oferece suporte à codificação AV1 usando codificadores nvav1enc, av1enc ou rav1enc. Esta atualização também inclui correções para payloader/depayloader AV1 RTP, garantindo melhor compatibilidade com navegadores como Chrome e Pion WebRTC.
- Tratamento de erros e robustez : Melhorias no tratamento de erros em av1parse e av1dec aumentam a robustez dos fluxos AV1. O elemento av1enc agora lida com eventos force-keyunit com mais eficiência, particularmente útil para aplicativos WebRTC.
- Processamento de mídia simplificado : decodebin3 vê atualizações na seleção e manipulação de coleta, melhorando o gerenciamento de fluxo de mídia.
- Aprimoramentos de HLS e RTSP : O hlsdemux2 foi atualizado para lidar com descontinuidades, troca de variantes e atualizações de lista de reprodução de maneira eficaz. Além disso, o rtspsrc recebeu correções para melhor controle do manuseio de URLs.
- Melhorias na fonte e no coletor de vídeo : O v4l2src agora interpreta com precisão os relatórios V4L2 de perda de sincronização como perda de sinal de vídeo. Correções no codificador d3d12, manipulação de memória e videosink melhoram o manuseio e a saída de fluxos de vídeo em dispositivos que usam DirectX 12.
Para saber mais sobre essa versão do GStreamer, acesse a nota de lançamento.
Como instalar ou atualizar o GStreamer
O tarball de origem do GStreamer 1.24.5 está disponível para download no site oficial.
No entanto, os usuários do Linux terão que esperar até que a nova versão chegue aos repositórios de software estáveis de suas distribuições Linux favoritas, antes de atualizar.