Gradualmente e silenciosamente, o Google TV está assumindo o lugar do Android TV. Conheça a história por trás dessa mudança.
O Android TV foi lançado em 2014 pelo Google com grandes esperanças e expectativas. No entanto, a plataforma enfrentou momentos muito difíceis nos estágios iniciais antes de finalmente fazer algum progresso razoável.
É bastante difícil de entender, mas parece que o Google tem planos diferentes. Isso ocorre porque a Android TV está desaparecendo gradualmente do sistema enquanto o Google TV está assumindo seu lugar.
Google TV está assumindo o lugar do Android TV
Na última década, a Android TV foi a principal força por trás de marcas como Hisense, Sony, TCL, NVidia etc. Em 2020, você poderá encontrar a Android TV em sete de cada dez smart TVs disponíveis globalmente. Desde então, esse número tem aumentado.Google TV
No mesmo ano de 2020, o Google introduziu outro player de TV no jogo. O Google TV estreou no Google Chromecast por meio do Google TV Streaming Dongle.
O Google TV, no entanto, é baseado na mesma plataforma do sistema operacional Android TV, o que causa algumas confusões.
Isso ocorre porque o Google TV se concentra mais nas recomendações para os consumidores. Enquanto isso, a Android TV que já existe há alguns anos parece não ter futuro.
Até agora, é muito difícil dizer a principal diferença entre as duas plataformas. Isso porque o Google vende os dois juntos sem esclarecer suas principais diferenças.
Inicialmente, o Google disse que a transição do Android TV para o Google TV levaria apenas dois anos. Isso significa que o Google TV deveria começar a se expandir para fabricantes de TV a partir de 2021.
Enquanto isso, o Google continuou vendendo como única experiência do consumidor a partir de 2022. O principal objetivo aqui é ter o Google TV como única opção para os consumidores.
Mas isso não parece estar acontecendo, pois alguns fabricantes ainda usam o sistema Android TV. No entanto, houve uma mudança perceptível com o restante dos fabricantes que ainda usam a Android TV.
Em primeiro lugar, a maioria dos principais parceiros de TV inteligente do Google está começando a abandonar a Android TV e mudar para o Google TV. A Sony foi a primeira a dar o passo seguido pela TCL em 2021, depois a Hisense ingressou em 2022.
A mudança é mais notada nos EUA, onde a maioria dos aparelhos de TV listados no site da Best Buy são Google TV em vez de Android TV. Além disso, a maioria dos aparelhos de TV Android na Best Buy são modelos antigos.
Acontece o mesmo com outros fatores de forma, como projetores. Nos últimos anos, a maioria dos projetores está equipada com Android TV.
A mudança para o Google já começou com a Leica assumindo a liderança. Na CES 2023, a Leica lançou o primeiro projetor do mundo com o sistema Google TV.
Caixas de TV e Dongles também estão mudando, sendo o mais recente deles o TVision Hub da T-Mobile. Marcas como a Mecool também aderiram à tendência Google TV com modelos no stick de streaming KD3 e na caixa KM7 Plus. Marcas como Realme e Skyworth estão mudando de rumo.
Isso não significa apenas que a Android TV está completamente morta. A interface ainda estará disponível em dispositivos usados por provedores de TV a cabo e satélite em alguns países.
Ainda neste ano de 2023, encontramos muitos lançamentos de Android TV em algumas regiões. Essas regiões incluem África, Taiwan e China. Nessas regiões, a plataforma Google TV ainda não está disponível.
A Android TV ainda está em operação, mas desejamos que seja de uma empresa diferente. É lamentável admitir que ambos vêm da mesma empresa.
Devido a isso, um deve definitivamente dar lugar ao outro. Obviamente, a Android TV acabará desaparecendo e a Google TV assumirá totalmente o controle.