Para aumentar a segurança e confiabilidade da plataforma, o Google Play aplicará verificações de negócios para evitar malware.
O Google está lutando contra a invasão constante de malware no Google Play, exigindo que todas as novas contas de desenvolvedor registradas como uma organização forneçam um número D-U-N-S válido antes de enviar aplicativos.
Google Play aplicará verificações de negócios para evitar malware
A nova medida visa aumentar a segurança e confiabilidade da plataforma e faz parte do esforço para conter o envio de malware de novas contas.
Normalmente, os aplicativos maliciosos no Google Play são enviados para análise sem códigos perigosos ou cargas úteis, que são buscados posteriormente por meio de uma atualização na fase de pós-instalação.
Os aplicativos ofensivos são denunciados e removidos da Play Store, e seus desenvolvedores são banidos. No entanto, é relativamente fácil para eles criar uma nova conta e enviar os mesmos aplicativos perigosos com um novo nome e tema.
Para lidar com essa brecha, a partir de 31 de agosto de 2023, o Google exigirá que todos os desenvolvedores que criam novas contas do Play Console forneçam um número D-U-N-S válido.
D-U-N-S (Data Universal Numbering System) são identificadores exclusivos de nove dígitos atribuídos por dados comerciais e empresa de análise de negócios Dun & Bradstreet para empresas exclusivas.
As organizações que solicitam um número D-U-N-S da Dun & Bradstreet precisam enviar vários documentos que ajudam a verificar as informações fornecidas, e o processo pode levar até 30 dias para ser concluído.
D-U-N-S é um padrão proprietário reconhecido globalmente usado pelo governo dos Estados Unidos, a Comissão Europeia, as Nações Unidas e a Apple, e é considerado confiável.
Ao exigir um número D-U-N-S dos desenvolvedores de software, o Google tornará muito mais difícil para os editores de aplicativos maliciosos se registrarem novamente na loja de aplicativos, pois teriam que criar uma nova empresa para retornar à plataforma.
Além do acima, o Google alterará a seção “Detalhes de contato” das entradas do aplicativo na Play Store, renomeando-a para “Suporte do aplicativo” e adicionando mais informações sobre o desenvolvedor.
Anteriormente, esta seção hospedava o nome, e-mail e localização do desenvolvedor, mas agora também incluirá o nome da empresa, endereço completo do escritório, URL do site e número de telefone.
Essa mudança aumentará a transparência, capacitando os usuários com uma compreensão mais clara da empresa responsável por cada aplicativo.
O Google diz que verificará regularmente as informações fornecidas pelos desenvolvedores de aplicativos para inclusão nessa seção.
Se encontrarem alguma inconsistência, suspenderão a capacidade da conta de publicar aplicativos na Play Store, eventualmente removendo os aplicativos existentes após um período especificado.