Para os desenvolvedores que precisam fazer seus aplicativos funcionarem no Android, o Google lançou um SDK multi dispositivos.
O Google anunciou no sábado que está lançando um novo kit de desenvolvimento de software entre dispositivos (SDK).
Google lançou um SDK multi dispositivos
Segundo a empresa, o kit de desenvolvimento contém as ferramentas que os desenvolvedores precisam para fazer seus aplicativos funcionarem no Android.
Este kit garantirá que os aplicativos funcionem bem em diferentes dispositivos Android e, eventualmente, funcionem em smartphones, tablets, TVs, carros etc.
O SDK entre dispositivos deve permitir que os desenvolvedores façam três coisas principais com seus aplicativos.
As três coisas incluem descobrir dispositivos próximos, estabelecer conexões seguras entre dispositivos e hospedar a experiência do aplicativo em vários dispositivos.
De acordo com o Google, seu SDK cross-device usa Wi-Fi, Bluetooth e Ultra Wideband para fornecer suporte à conectividade de vários dispositivos.
O Google descreve vários casos de uso para o SDK entre dispositivos em sua postagem no blog e parece que pode ser útil em muitas situações.
Por exemplo, o SDK entre dispositivos pode permitir que vários usuários em dispositivos diferentes escolham comida de um menu ao fazer pedidos juntos.
Ele também pode permitir que os usuários comecem de onde o artigo parou ao alternar do telefone para o tablet. Na verdade, ele pode até permitir que os passageiros do carro compartilhem locais específicos do mapa com o sistema de navegação do veículo.
Quase soa como uma extensão do recurso de compartilhamento nas proximidades que permite que os usuários do Android transfiram arquivos para o Chrome OS e outros dispositivos que executam o Android.
Em abril deste ano, o conhecido desenvolvedor Mishaal Rahman descobriu a próxima atualização “Nearby Share” do Google, que permitirá aos usuários compartilhar arquivos rapidamente em dispositivos conectados ao Google.
O Google também disse durante sua palestra na CES 2022 que a empresa trará o compartilhamento de proximidade para dispositivos Windows ainda este ano.
No momento, o SDK entre dispositivos mais recente está disponível apenas na visualização do desenvolvedor e agora está disponível apenas em telefones e tablets Android.
O Google espera expandir o suporte para “outras interfaces Android e sistemas operacionais não Android”, incluindo iOS e Windows, mas ainda não há um cronograma específico.
Como o recurso ainda está em seus estágios iniciais, talvez não vejamos aplicativos em execução em dispositivos entre iOS e Android tão cedo.