Introduzido em fevereiro de 2022 para limitar o rastreamento de usuários, o Google lançará o Privacy Sandbox no Android 13 no início de 2023.
O Privacy Sandbox para Android é um conjunto de tecnologias que o Google introduziu em fevereiro deste ano, com o objetivo de limitar o rastreamento de usuários e, ao mesmo tempo, fornecer aos anunciantes opções viáveis de medição de desempenho.
Agora, o Google anunciou que começará a implantar o sistema Privacy Sandbox em um número limitado de dispositivos Android 13 a partir do início de 2023.
Google lançará o Privacy Sandbox no Android 13 no início de 2023
Com dito antes, o Google introduziu em fevereiro deste ano, desde então, a empresa debateu várias propostas de design com desenvolvedores de aplicativos e profissionais de marketing, refinando o sistema e preparando seus componentes para implantação provisória.
“A partir do início do próximo ano, planejamos lançar o Privacy Sandbox Beta inicial para dispositivos móveis Android 13, para que os desenvolvedores possam dar os próximos passos no teste dessas novas soluções”, menciona o comunicado de imprensa de hoje.
“Vamos começar com uma pequena porcentagem de dispositivos e aumentar com o tempo.”
“Observe que o Developer Previews continuará a ser lançado, e é aqui que primeiro entregaremos os recursos mais recentes para feedback antecipado antes de serem lançados em dispositivos de produção.”
Os desenvolvedores de aplicativos são convidados a se inscrever para acessar as APIs do sistema e trabalhar em suas integrações desde o início, ajudando simultaneamente o Google na próxima fase de testes.
O teste do Privacy Sandbox SDK Runtime será mais limitado, portanto, continuará em beta fechado.
Os interessados em participar e dispostos a dedicar recursos significativos ao teste podem declará-lo aqui.
O Privacy Sandbox para Android substitui os identificadores entre aplicativos e o rastreamento oculto por sistemas de API como “Attribution Reporting“, “Tópics” e “FLEDGE“.
A Topics API funciona como um modelo classificador que infere os interesses do usuário a partir do uso do aplicativo e informa os anunciantes adequadamente.
Os interesses do usuário são calculados semanalmente a partir de informações no dispositivo, e os 5 principais tópicos são selecionados em uma lista de milhares.
FLEDGE é outro subsistema de sandbox de privacidade que abrange as APIs Ad Selection e Custom Audience.
A seleção de anúncios fornece aos anunciantes informações sobre quais anúncios tiveram bom desempenho em um determinado dispositivo, permitindo que eles processem o correto, enquanto o último oferece aos editores a opção de designar públicos-alvo com base em interesses.
Fluxograma de Público Personalizado e Seleção de Anúncios (Google)
Todas essas APIs combinadas substituem os IDs de publicidade usados no Android há muitos anos e também podem ser usados para rastrear usuários.
O SDK Runtime isolará o código de publicidade de terceiros, para que os aplicativos não o incluam mais em seu código. Eles não terão acesso aos indicadores de interesse do usuário e outros dados relacionados ao marketing.
O DuckDuckGo criticou o Privacy Sandbox como um sistema pretensioso que apenas introduz novos nomes para o que é essencialmente o rastreamento indireto do usuário.
Além disso, o Brave afirmou que o Privacy System alcança modestas melhorias de privacidade às custas da escolha do usuário, ao mesmo tempo em que impõe a centralização do Google.
Apesar dessas vozes, o Google está avançando com seu plano de introduzir o novo sistema em todos os seus produtos, incluindo Chrome e Android.
Ao mesmo tempo, a gigante da tecnologia promete continuar levando em consideração as preocupações e o feedback, para resolver os problemas com intervenções direcionadas.