O relatório de ganhos do primeiro trimestre de 2021 da Alphabet mostra que está rendendo muito dinheiro e o Google ganhou quase 18 bilhões de dólares em três meses.
É bom ser o Google, pelo menos se o que você quer é ganhar quantias incríveis de dinheiro. Continuando sua tendência à medida que a pandemia avança, o Google e sua controladora Alphabet a estão cunhando.
A receita no primeiro trimestre de 2021 foi de 55,314 bilhões de dólares, um aumento surpreendente de 34% em relação ao ano anterior.
Google ganhou quase 18 bilhões de dólares em três meses
Talvez mais importante em termos de investimento, o Google superou as estimativas dos analistas sobre seu desempenho, ganhando US$ 26,29 por ação contra os US$ 15,82 esperados.
Esse é o tipo de notícia que vende ainda mais ações e, de fato, o Google subiu impressionantes 4% nas negociações após o expediente.
Como os ganhos do Google no último trimestre também foram impressionantes, assim como os de outras empresas que se concentram em serviços da web, não é preciso ser um gênio para identificar os vencedores econômicos de um ano de transição para o trabalho remoto.
Os anúncios na Pesquisa do Google e no YouTube continuam gerando a maior parte dos lucros do Google. A pesquisa rendeu 31,9 bilhões de dólares, um aumento impressionante de 30,2%.
Os anúncios do YouTube saltaram de 4,04 bilhões para 6,005 bilhões de dólares, um aumento de 48,6%. A receita do Google Cloud (incluindo seu pacote Workspace) saltou de 2,77 bilhões para 4,05 bilhões. É um salto surpreendente, embora Cloud ainda esteja operando com prejuízo.
Em um ano em que muitas empresas estavam consolidando sua força de trabalho, o Google adicionou quase 17.000 novos funcionários em todo o mundo, para um total de 139.995.
Considerados com custos, despesas e investimentos, a Alphabet teve lucro líquido de 17,93 bilhões de dólares no trimestre, ante 6,84 bilhões no mesmo período do ano passado. Em termos menos exaltados: o Google está ganhando muito, muito dinheiro e muito mais do que antes.
Ainda há um espectro iminente em frente ao relatório otimista do Google: antitruste em andamento tanto nos Estados Unidos quanto na Europa.
No momento, o Google está tentando se antecipar a esses problemas com medidas como abrir mais o Android para lojas de aplicativos concorrentes e aumentar a divisão de receita para desenvolvedores, mas os reguladores ainda podem estar preparando um golpe legal que ofusca qualquer quantidade de lucros que a empresa ganhe no curto prazo.