Graças a um novo recurso, em breve o navegador Google Chrome avisará quando extensões instaladas são malware.
O Google está testando um novo recurso no navegador Chrome que avisará os usuários quando uma extensão instalada for removida da Chrome Web Store, geralmente indicando que é um malware.
Google Chrome avisará quando extensões instaladas são malware
Um suprimento interminável de extensões de navegador indesejadas é publicado na Chrome Web Store e promovido por meio de anúncios pop-up e redirecionados.
Essas extensões são feitas por empresas fraudulentas e agentes de ameaças que as usam para injetar anúncios, rastrear seu histórico de pesquisa, redirecioná-lo para páginas afiliadas ou, em casos mais graves, roubar seus e-mails do Gmail e contas do Facebook.
O problema é que essas extensões são lançadas rapidamente, com os desenvolvedores lançando novas assim como o Google remove as antigas da Chrome Web Store.
Infelizmente, se você instalou uma dessas extensões, elas ainda serão instaladas em seu navegador, mesmo depois que o Google as detectar como malware e removê-las da loja.
Devido a isso, o Google agora está trazendo seu recurso Safety Check para as extensões do navegador, alertando os usuários do Chrome quando uma extensão for detectada como malware ou removida da loja e que eles devem ser desinstalados do navegador.
Esse recurso será ativado no Chrome 117, mas agora você pode testá-lo no Chrome 116 ativando o recurso experimental “Módulo de extensões na verificação de segurança” do navegador.
Para ativar o recurso, basta copiar o URL do Chrome, ‘chrome://flags/#safety-check-extensions
‘, na barra de endereços e pressionar enter. Você será direcionado para a página de sinalizadores do Chrome com o recurso “Módulo de extensões na verificação de segurança” destacado.
Agora defina-o como ativado e reinicie o navegador quando solicitado a ativar o recurso.
Uma vez ativada, uma nova opção aparecerá na página de configurações de ‘Privacidade e segurança’, solicitando que você revise todas as extensões removidas da Chrome Web Store, conforme mostrado abaixo.
Clicar neste link levará você à página de extensão, listando as extensões removidas e por que elas foram removidas e solicitando que você as desinstale.
O Google diz que as extensões podem ser removidas da Chrome Web Store porque não foram publicadas pelo desenvolvedor, violaram políticas ou foram detectadas como malware.
Para extensões detectadas como malware, é altamente recomendável que você as remova imediatamente, não apenas para proteger seus dados, mas também para evitar que seu computador enfrente ataques futuros.
Para aqueles que foram removidos por outros motivos, é aconselhável removê-los também, pois eles não são mais suportados ou quebram outras políticas que não são estritamente malware, mas não são necessariamente úteis.
O Google tem uma página dedicada de políticas da Chrome Web Store detalhando qual conteúdo ou comportamento pode levar à remoção de uma extensão da loja.