O desenvolvedor do GNOME, Jonas Dreßler, compartilhou parte do trabalho, o que mostrou que o GNOME para dispositivos móveis parece promissor.
O GNOME em fatores de forma de telefone/tablet não é uma coisa nova, é chamado Phosh e você pode testá-lo em seu telefone ou tablet Linux por meio da distribuição postmarketOS.
Mesmo que seja mantido ativamente, o Phosh é desenvolvido pela Purism para seu smartphone Librem 5 Linux e atualmente é baseado em uma versão mais antiga do ambiente de desktop GNOME.
Agora, os desenvolvedores do GNOME estão trabalhando para trazer seu GNOME Shell atual para dispositivos móveis.
GNOME para dispositivos móveis parece promissor
Sim. O desenvolvedor do GNOME, Jonas Dreßler, compartilhou recentemente parte do trabalho que foi colocado no avanço da porta móvel do ambiente de desktop GNOME, especificamente a interface do usuário do GNOME Shell, bem como os planos futuros para torná-lo igual às ofertas atuais.
O trabalho começou durante o desenvolvimento do ambiente de desktop GNOME 40 e o GNOME Shell para dispositivos móveis já possui uma grade de aplicativos totalmente personalizável com paginação, pastas e reordenação de arrastar e soltar, gestos de espaço de trabalho horizontais “stick-to-finger”, como bem como deslizar para cima para navegar na visão geral de atividades e na grade do aplicativo.
Mas há muito trabalho pela frente para colocar o GNOME Shell no mesmo nível das ofertas atuais, como o Plasma Mobile do KDE, para dispositivos móveis.
Entre algumas das coisas que estão em andamento para o GNOME Shell no celular, o desenvolvedor Jonas Dreßler observa as configurações rápidas e notificações redesenhadas e um teclado na tela aprimorado.
Em um post no blog, Jonas Dreßler, disse que:
“Não esperamos concluir todos os aspectos de tornar o GNOME Shell um shell de telefone dirigível diário como parte deste projeto de concessão. Isso seria um esforço muito maior porque significaria lidar com coisas como chamadas na tela de bloqueio, desbloqueio de código PIN, chamadas de emergência, alternância rápida de lanterna e outros pequenos recursos de qualidade de vida.”
O que atualmente funciona na interface do usuário do GNOME Shell para dispositivos móveis é a navegação do shell, o lançamento de aplicativos, a pesquisa e o uso do teclado na tela.
Mas você deve esperar mais recursos nos próximos meses, pois os desenvolvedores estão trabalhando em uma nova API de gestos que abre caminho para gestos de navegação bidimensionais, detecção automática de tamanho de tela, bem como um layout de painel móvel dedicado com painéis superior e inferior para gestos.
O GNOME Shell no celular também promete multitarefa e a capacidade de tornar cada aplicativo uma grade de aplicativos em tela cheia e adaptável para o tamanho da tela de retrato em telefones, um modo de teclado na tela estreito para o modo de retrato móvel e, como mencionado anteriormente, uma marca. novo design de configurações rápidas.
Concluindo, o GNOME Shell para dispositivos móveis parece promissor e você poderá aproveitá-lo em seu telefone ou tablet Linux até o final do ano.
Jonas Dreßler não compartilhou uma linha do tempo exata, mas levando em consideração o fato de que o GNOME 43 será lançado neste outono, você deve esperar um GNOME Shell mais completo em dispositivos móveis.
Até lá, aqui está uma prévia da área de trabalho do GNOME em um telefone Linux real!