O Projeto GNOME anunciou o lançamento do GNOME 44.1 com várias correções e melhorias. Confira as novidades dessa atualização.
O GNOME é o ambiente padrão do Ubuntu e de várias outras distribuições Linux. Muitas vezes, os usuários o usam e nem ao menos sabem seu nome porque ele simplesmente já vem instalado e funciona bem.
Agora, o Projeto GNOME anunciou o lançamento do GNOME 44.1, como o primeiro lançamento pontual para a mais recente série GNOME 44.
Novidades do GNOME 44.1
O GNOME 44 traz várias correções e melhorias para uma melhor experiência.
Chegando mais de um mês após o lançamento do GNOME 44 “Kuala Lumpur”, a versão pontual do GNOME 44.1 está aqui para adicionar um título de seção no menu de aplicativos em segundo plano, usar nomenclatura consistente para o “Modo de energia” em Configurações rápidas, melhorar o nomes acessíveis nos menus Wi-Fi e VPN, bem como para corrigir alguns pequenos problemas visuais com o menu Bluetooth.
Ele também melhora a variante do tema claro, corrige as capturas de tela da janela com um ponteiro, melhora o suporte para cores transparentes em arquivos SVG simbólicos, corrige a gravação de capturas de tela em itens recentes, corrige o recarregamento de extensões do GNOME em alterações de validação de versão e melhora a navegação do teclado no menu -menos botões.
Além disso, o GNOME 44.1 corrige o redimensionamento de janelas via teclado, melhora o suporte a vários monitores corrigindo um possível congelamento de tela após reiniciar com vários monitores conectados, melhora o suporte a screencast, corrige o mapeamento de transições para janelas X11 em Wayland e conecta vazamentos de memória.
O GNOME 44.1 também melhora o gerenciador de arquivos Nautilus (Arquivos), ajustando as cores de estilo nos itens de visualização, alternando corretamente os interruptores, mostrando emblemas personalizados de extensões, descartando o brinde ao desfazer, selecionando os itens corretos após algumas operações, colando em pastas expandidas e permitindo a extração de arquivos .tar.zst e .zstd.
O navegador da Web Epiphany (GNOME Web) recebeu uma correção para uma falha que ocorria ao fechar a janela e descartar formulários modificados, uma correção para uma falha ao restaurar uma sessão com URI de exibição de origem sem componente de host, bem como uma correção para o Botão “Sincronizar agora” na caixa de diálogo do Firefox Sync.
O GNOME 44.1 também traz correções para o software de virtualização GNOME Boxes para resolver problemas com a descompactação de arquivos de disco, forçando a aceleração 3D durante a inicialização e configurando a memória atual durante a criação da máquina virtual.
Além disso, o GNOME Boxes agora sempre vem com a opção de menu de inicialização habilitada por padrão.
O aplicativo GNOME Calendar agora preserva os níveis de zoom na visualização Week ao fechar o aplicativo e oferece melhor navegação pelo teclado para o popover de visualização do evento. Por outro lado, o aplicativo GNOME Maps recebe uma caixa de diálogo “Enviar para” aprimorada.
O software GNOME também recebeu alguma atenção para atualizar a mudança de estado do firmware após uma atualização, corrigir as informações de referência de origem para aplicativos PackageKit, resolver uma falha que ocorreu ao remover um repositório e outra falha após descartar a caixa de diálogo de aviso de atualização de firmware.
Outros componentes atualizados no GNOME 44.1 incluem xdg-desktop-portal-gnome, que agora lida melhor com arquivos inexistentes no portal do seletor de arquivos, gnome-settings-daemon, que agora se conecta a sensores de luz de forma assíncrona e gnome-control-center, que agora permite configurar todos os monitores conectados e aplicar configurações ao mesmo tempo.
Para saber mais sobre essa versão do GNOME, acesse a nota de lançamento.
Com instalar
Se você deseja compilar o GNOME 44.1 você mesmo, pode usar o instantâneo oficial do projeto BuildStream, que pode ser baixado aqui, ou os pacotes de fontes individuais aqui.
A maioria dos usuários será capaz de atualizar/instalar e usar o ambiente de desktop GNOME 44 em algum momento nas próximas semanas, quando os pacotes chegarem aos repositórios de software estáveis de algumas das distribuições mais populares, incluindo Arch Linux e openSUSE Tumbleweed.
Enquanto isso, verifique os repositórios de software estáveis de sua distribuição Linux favorita para os pacotes 44, se você já estiver usando o ambiente de área de trabalho GNOME 42 mais recente, e atualize o mais rápido possível.
O Projeto GNOME incentiva todos os fornecedores de sistema operacional Linux que distribuem o GNOME a atualizar o mais rápido possível.
Mais detalhes sobre como obter o GNOME estão disponíveis no site oficial.