Mal foi lançado o GNOME 42 e o projeto já seguiu para a próxima versão, e dito isso, GNOME 43 revelou alguns dos seus novos recursos.
Apenas um dia antes de lançarem o GNOME 42, uma nova versão que introduziu novos recursos muito interessantes, e entre os quais tenho um favorito: a ferramenta de captura de tela.
Com esse lançamento já entregue, eles já começaram a trabalhar e começaram a desenvolver o GNOME 43, do qual alguns detalhes já são conhecidos.
GNOME 43 revelou alguns dos seus novos recursos
A primeira coisa que me impressiona é que o Nautilus será “Adaptive”, que eu traduziria melhor como responsivo.
Acontece que essa novidade do gerenciador de arquivos GNOME foi projetada para ser melhor em telefones celulares, e isso é conhecido como design responsivo na web.
Pode não ser exatamente o mesmo, mas eu não conseguia parar de pensar nisso. Este design é uma grande mudança, especialmente para usuários de Phosh.
Uma API para recolorir está chegando no GNOME 43, destinada mais a desenvolvedores do que a usuários.
Os desenvolvedores que usam essa API poderão alterar as cores de seus aplicativos e ter atualizações automáticas de cores dependentes.
Eles também poderão criar predefinições que podem ser usadas, por exemplo, para recolorir uma janela com base no esquema de cores da visualização.
Voltando a nós, usuários, ao que podemos usar ou ver, o GNOME 43 apresentará a opção de alterar a cor de destaque, algo que pode ser feito no Ubuntu 20.04 mesmo que seja no GNOME 42. Isso porque é algo que depende da libadwaita, e a Canonical se adiantou.
Eles também apresentarão um novo visualizador de imagens chamado Lupa, que será responsivo, e anotação na ferramenta de captura de tela. Portanto, esse recurso principal que já está disponível na v42 será ainda melhor no GNOME 43.
A ferramenta de análise de uso de disco agora está escrita em Vala, e a próxima será em Rust. Você pode não notar uma melhora no curto prazo, mas isso irá configurar as coisas para avançar no futuro.
Para todo o resto, e embora haja mais detalhes em uma nota de projeto, pouco mais se sabe. Eles divulgarão mais informações nos próximos meses, até setembro, quando o GNOME 43 deve ser lançado.