E foi lançado o GNOME 42.8 com melhor suporte a Wayland e AMDGPU, e mais. Confira as novidades dessa atualização.
O GNOME é o ambiente padrão do Ubuntu e de várias outras distribuições Linux. Muitas vezes, os usuários o usam e nem ao menos sabem seu nome porque ele simplesmente já vem instalado e funciona bem.
Agora, Jeremy Bicha anunciou o lançamento do GNOME 42.8 como a oitava atualização de manutenção da série de ambientes de desktop GNOME 42, que ainda é suportada até o próximo lançamento do GNOME 44 chegar às ruas no final de março de 2023.
Novidades do GNOME 42.8
O GNOME 42.8 é uma atualização bem pequena para aqueles que ainda usam a área de trabalho GNOME 42 em sua distribuição GNU/Linux.
No entanto, ele traz uma janela Mutter atualizada e um gerenciador composto que desativa os modificadores do cliente quando o driver AMDGPU de código aberto está em uso e permite a configuração do modo atômico para o driver gráfico NVIDIA com suporte a GBM.
As versões anteriores do GNOME 42 negaram o uso da configuração de modo atômico com o driver gráfico proprietário da NVIDIA porque o dispositivo de configuração de modo foi iniciado antes de tentar inicializar o renderizador porque a inversão de página baseada em EGLStream não é compatível com a configuração de modo atômico.
Além disso, a nova versão do Mutter incluída no GNOME 42.8 lida melhor com as atualizações de visualização do palco sem alocação e corrige as capturas de tela das janelas para que não sejam mais cortadas no canto inferior direito.
O GNOME Shell também foi atualizado para não permitir mais que popovers de Wayland bloqueiem a visão geral de atividades, bem como para aplicar permissões para atalhos inibidos salvos, um problema que estava presente na distribuição Fedora Linux 37 Workstation, quebrando capturas de chave e passagem de chaves para máquinas virtuais ou sistemas remotos.
O GNOME 42.8 também traz um aplicativo atualizado do Centro de Controle do GNOME que apresenta várias melhorias e correções para as páginas Wi-Fi, Contas Online, Sobre, Aplicativos, Teclado, Mouse, Energia, Impressoras, Região, Celular, Usuários, Pesquisa, Cor e Rede .
Entre as mudanças mais interessantes aqui, está a capacidade de acessar as configurações de redes Wi-Fi conhecidas na página Wi-Fi, uma correção para uma falha na página Rede ao desconectar um dispositivo Wi-Fi, bem como a capacidade de exibir um avatar substituto na página Usuários quando aquele que foi definido pelo usuário não carregar.
Além disso, uma nova versão do GNOME Bluetooth também está presente nesta versão com uma correção para um problema com o comportamento incorreto da caixa de diálogo de emparelhamento para alguns teclados clássicos do Bluetooth, pois a chave de acesso desapareceu após o primeiro dígito ser digitado e uma nova versão do Nautilus gerenciador de arquivos que corrige uma falha ao colar dados inválidos da área de transferência.
Mais duas atualizações de manutenção estão planejadas para o GNOME 42 antes que chegue ao fim de sua vida útil, ou seja, GNOME 42.9 em meados de fevereiro e GNOME 42.10 em meados de março de 2023.
Com instalar
Se você deseja compilar o GNOME 42.8 você mesmo, pode usar o instantâneo oficial do projeto BuildStream, que pode ser baixado aqui, ou os pacotes de fontes individuais aqui.
A maioria dos usuários será capaz de atualizar/instalar e usar o ambiente de desktop GNOME 42 em algum momento nas próximas semanas, quando os pacotes chegarem aos repositórios de software estáveis de algumas das distribuições mais populares, incluindo Arch Linux e openSUSE Tumbleweed.
Enquanto isso, verifique os repositórios de software estáveis de sua distribuição Linux favorita para os pacotes 42, se você já estiver usando o ambiente de área de trabalho GNOME 42 mais recente, e atualize o mais rápido possível.
O Projeto GNOME incentiva todos os fornecedores de sistema operacional Linux que distribuem o GNOME 42.x a atualizar o mais rápido possível.
Mais detalhes sobre como obter o GNOME estão disponíveis no site oficial.