E foi lançado o GNOME 3.38.6 com várias correções de bugs e melhorias. Confira as novidades dessa importante atualização.
O GNOME é um projeto de software livre responsável pelo Ambiente de Trabalho GNOME, para os usuários, e pela Plataforma de Desenvolvimento GNOME, para os desenvolvedores.
Agora, o projeto GNOME anunciou a disponibilidade geral do GNOME 3.38.6 como o sexto lançamento pontual da última série estável de ambientes de desktop GNOME 3.38, abordando vários bugs e atualizando as traduções, um mês e meio após o GNOME 3.38.5.
Novidades do GNOME 3.38.6
O GNOME 3.38.6 chegou para atualizar o navegador Epiphany com a capacidade de permitir a inicialização de URLs externos quando acionados por ação do usuário, bem como para atualizar o File Roller gerenciador de arquivos para pular arquivos com links simbólicos nos pais.
O aplicativo GNOME Music também recebeu várias correções de bugs, corrigindo a cor do rótulo do disco, travamentos ocorridos ao adicionar músicas aos favoritos ou ao criar uma lista de reprodução que continha aspas, a capacidade de excluir uma lista de reprodução com uma tecla, a reprodução com erros barra após o final de uma lista de reprodução, a remoção de uma música de uma lista de reprodução, atualização da lista de lista de reprodução do usuário após adicionar novas músicas, bem como a seleção da visualização do álbum pelo switcher de pilha ao iniciar.
Essa versão também corrige um grande bug de consumo de CPU no editor de texto Gedit, que ocorria quando uma pasta com conteúdo era excluída no plugin filebrower.
E agora, o Gedit agora usa o caminho do documento atual ao abrir um novo arquivo para resolver uma regressão introduzida em uma versão anterior.
Entre outras mudanças dignas de nota, o lançamento pontual do GNOME 3.38.6 melhora o suporte para /dev/rfkill com kernels mais novos, corrige uma falha ocorrida quando o atime não estava presente, evita o logout automático quando não é apropriado e exibe apenas notificações sobre bateria fraca para dispositivos externos uma vez.
Como instalar ou atualizar o GNOME
A maioria dos pacotes do lançamento pontual do GNOME 3.38.6 já chegaram aos repositórios de software estáveis de muitas distribuições Linux populares, incluindo Arch Linux, Fedora Linux, Ubuntu, openSUSE e outros, então atualize suas instalações o mais rápido possível receber as melhorias mencionadas.
Os mantenedores do sistema operacional Linux e usuários avançados do Linux que desejam compilar a versão GNOME 3.38.6 por conta própria, podem usar o instantâneo oficial do projeto BuildStream ou os pacotes individuais dos fontes.
Também será possível instalar vários aplicativos e componentes do GNOME 3.38.6 no Flathub, mas eu recomendo que você atualize a partir dos repositórios estáveis da sua distribuição.
Geralmente, o Arch Linux é um dos primeiros a enviar o GNOME mais recente em seus repositórios, e muitas outras distribuições farão o mesmo nas próximas semanas.