GNOME 3.36 Gresik lançado oficialmente – Confira as novidades

O Projeto GNOME anunciou o lançamento do aguardado ambiente de desktop GNOME 3.36 Gresik. Confira as novidades e veja a melhor maneira de instalar.

O GNOME é um projeto de software livre responsável pelo Ambiente de Trabalho GNOME, para os usuários, e pela Plataforma de Desenvolvimento GNOME, para os desenvolvedores.

GNOME 3.36 Gresik lançado oficialmente – Confira as novidades

Agora, o Projeto GNOME anunciou o lançamento e a disponibilidade geral do ambiente de desktop GNOME 3.34 para sistemas operacionais baseados em Linux.

Essa é uma série importante que traz novos recursos e aplicativos, aprimoramentos visuais e muitas melhorias.

Novidades do GNOME 3.36 Gresik

Os destaques da versão GNOME 3.36 incluem login atualizado e telas de desbloqueio com um design moderno e muito aprimorado para uma experiência de login e desbloqueio mais suave e rápida e um Shell do GNOME mais sofisticado que facilita a criação de pastas de aplicativos usando arrastar e soltar a grade de aplicativos e oferece uma experiência de troca de espaço de trabalho mais suave.

Falando sobre o GNOME Shell, um novo aplicativo independente chamado ‘Extensions’ (Extensões) está agora disponível e instalado por padrão para permitir que os usuários habilitem, desabilitem, atualizem e removam extensões, além de alterar suas preferências.

O popover do calendário foi renovado e agora integra uma opção ‘Não perturbe’ que, quando ligada, silencia todas as notificações, com exceção dos avisos de bateria fraca. Um ícone também será exibido próximo ao relógio quando a funcionalidade ‘Não incomodar’ estiver ativa.

Outra alteração visível no painel superior é a reorganização das opções de Desligar/Sair na área da bandeja do sistema para facilitar o logoff da sessão atual, bem como suspender ou desligar o computador.

O GNOME Control Center recebeu muita atenção no GNOME 3.36.

Primeiro, os painéis Detalhes e Dispositivos foram removidos e as seções no painel da barra lateral foram reordenadas.

As configurações do Thunderbolt foram movidas para o painel Privacidade, que foi expandido com mais configurações de privacidade para permitir que os usuários controlem melhor o acesso do aplicativo ao microfone, câmera etc.

Também foi expandido o painel ‘Sobre’, que agora exibe mais informações sobre o servidor que você está usando (X11 ou Wayland) e outros detalhes do sistema.

O painel Contas de usuário foi redesenhado para ter uma aparência melhor e o painel Região e idioma possui uma caixa de diálogo ‘Formatos’ redesenhada.

Outra mudança interessante é a verificação de senha, que permite aos usuários visualizar o texto da senha em todas as caixas de diálogo do sistema que exigem autenticação por meio de um novo botão no campo de senha. A maioria dessas caixas de diálogo de autenticação foi redesenhada para parecer melhor e mais consistente.

Entre outras mudanças, há um novo daemon de proteção USB, um diálogo atualizado da Configuração Inicial do GNOME com controles dos pais, novo gerenciador de downloads, novo assistente de criação de VM, suporte UEFI e suporte para definir o número de CPUs nas caixas GNOME, além de suporte de dados medidos no Software GNOME.

O aplicativo GNOME Clocks foi completamente reformulado, o GNOME Music agora oferece capas de álbuns sob demanda e suporte a scrobbler da Last.fm, e o Files (Nautilus) agora suporta operações de movimentação e cópia no Google Drive, além de suporte para compartilhamentos Nextcloud e ownCloud certificados assinados.

Por último, mas não menos importante, o navegador Epiphany agora suporta a visualização de arquivos PDF usando o PDF.js e possui um design melhor e mais responsivo para telas menores, como os telefones Librem 5 e PinePhone Linux. Além disso, cinco dos principais aplicativos do GNOME possuem ícones atualizados.

Para saber mais sobre essa versão do GNOME, acesse a nota de lançamento.

Como instalar ou atualizar o GNOME 3.36 Gresik

Embora o GNOME 3.36 tenha sido lançado oficialmente, levará um certo tempo para as distribuições Linux disponibilizarem os pacotes em seus repositórios de software, que é a maneira recomendada de instalar o ambiente de desktop.

Também será possível instalar vários aplicativos e componentes do GNOME 3.36 no Flathub, mas eu recomendo que você atualize a partir dos repositórios estáveis ​​da sua distribuição. O Arch Linux é um dos primeiros a enviar o GNOME 3.36 em seus repositórios, e muitas outras distribuições farão o mesmo nas próximas semanas.

Nos próximos meses, os novos principais lançamentos de distribuições Linux populares serão fornecidos com o ambiente de desktop GNOME 3.36 pré-instalado (se você não puder atualizar do GNOME 3.34 nos próximos dias), isso inclui o Ubuntu 20.04 LTS (Focal Fossa) e o Fedora 32.

O que está sendo falado no blog

Post Views: 271

Deixe um comentário

Sair da versão mobile