Após mais de seis meses de trabalho, o Projeto GNOME anunciou nessa quarta-feira (14/02) o lançamento oficial e a disponibilidade imediata do ambiente de trabalho GNOME 3.28 para sistemas operacionais baseados em Linux. Confira as novidades dessa versão.
- Como transmitir vídeos para o Chromecast via terminal usando o Stream2Chromecast
- Como instalar o cliente Spotify Spot no Linux via Flatpak
- Musikcube no Linux – Conheça esse player baseado no terminal
- Como instalar o baixador Parabolic no Linux via Flatpak
- Como instalar o codec Xvid no Ubuntu, Mint, Debian e derivados
O trabalho no ambiente GNOME 3.28 começou no ano passado em outubro, com o primeiro marco de desenvolvimento, a partir do GNOME 3.27.1. durante aproximadamente seis meses, foram lançados quatro desses marcos, acompanhados de uma única versão beta e um Release Candidate (RC).
O GNOME 3.28 foi apelidado de “Chongqing” após a cidade anfitriã da conferência da Cúpula da Ásia do GNOME de 2017 que ocorreu entre 14 a 16 de outubro em Chongqing, na China.
Esta versão contém dezenas de novos recursos para usuários, desenvolvedores e administradores, alguns dos quais você verá nos próximos parágrafos.
Segundo a nota de versão:
“O GNOME 3.28 é a versão mais recente do GNOME 3, e é o resultado do trabalho árduo de 6 meses da comunidade GNOME. Ele contém novos recursos importantes, bem como muitas pequenas melhorias e correções de bugs. No total, o lançamento incorpora 25832 alterações, feito por aproximadamente 838 contribuidores.”
Novidades do GNOME 3.28
Como esperado com qualquer versão significativa do GNOME, houve várias mudanças visíveis e sob o capô, especialmente a remoção do suporte de desktop do gerenciador de arquivos do Nautilus (ou para muitos “ícones da área de trabalho”), que passou para a interface do GNOME Shell através de uma extensão.
Novos recursos proeminentes do ambiente de trabalho do GNOME 3.28 incluem a implementação inicial do aplicativo GNOME Usage para visualização de desempenho (CPU e RAM) e uso de armazenamento, além do teclado de tela novo e suporte Thunderbolt 3 para GNOME Shell e suporte para vídeos MJPEG no aplicativo Totem (Vídeos).
O aplicativo Música obteve o suporte completo do HiDPI e a capacidade de reordenar listas de reprodução por meio de arrastar e soltar.
O gerenciador de arquivos do Nautilus permite que os usuários armazenem arquivos e pastas, que serão visíveis em uma área especial na barra lateral
O navegador da Epiphany vem com Navegação segura do Google, para bloquear sites relatados como perigosos para os usuários.
Outras alterações notáveis incluem integração do tempo no aplicativo Calendário, suporte para marcação de contatos como favoritos, bem como classificá-los pelo primeiro nome ou sobrenome no aplicativo Contatos, suporte para atributos de sublinhado duplos e ondulados e atributo de texto piscando no aplicativo Terminal, que foi redesenhado com uma caixa de diálogo Unified Preferences.
O gerenciador de máquinas virtuais GNOME Boxes agora oferece suporte ao download de vários sistemas operacionais gratuitos, download e instalação automáticos/gratuitos do sistema operacional Red Hat Enterprise Linux, bem como uma nova opção ‘Enviar Arquivos’, que ajuda os usuários a enviar facilmente arquivos locais para a VM, via Gerenciador de arquivos do Nautilus.
Para os desenvolvedores de aplicativos, o GNOME Builder traz muitos aprimoramentos para o suporte Meson, Make e CMake, vários novos modelos, incluindo um para aplicativos Gtk# baseados em Mono, suporte para extensões Flatpak SDK e outras melhorias Flatpak e uma experiência simplificada para os recém-chegados.
O GNOME 3.28 também possui uma fonte padrão Cantarell renovada, um tema HighContrast mais polido, suporte do meio-clique nas barras de rolagem, aprimoramentos nas Configurações (Centro de Controle) e suporte para elevar o volume de som do sistema acima do limite de 100 por cento, através do novo aplicativo do Tweaks do GNOME.
O que vem a seguir para o ambiente de trabalho GNOME
Agora que o GNOME 3.28 foi lançado, os fornecedores de sistemas operacionais levarão algum tempo para empacotar e testar o ambiente de trabalho para os lançamentos de suas distribuição. Geralmente, leva cerca de duas semanas para um novo lançamento do GNOME para aterrisar nos repositórios estáveis de distribuições populares, como o Arch Linux.
Isso acontece com o lançamento do primeiro release, o GNOME 3.28.1, que está agendado para um lançamento de 11 de abril. Um segundo e, provavelmente, último lançamento, o GNOME 3.28.2, deverá chegar mais tarde, provavelmente no início de maio, quando o desenvolvimento da próxima grande versão do GNOME, o GNOME 3.30, já estará em andamento.
O GNOME 3.28 será o ambiente de trabalho padrão do próximo sistema operacional Ubuntu 18.04 LTS (Bionic Beaver), que deverá ser lançado em 26 de abril de 2018. Esta seria a primeira versão de suporte de longo prazo (LTS) da Canonical desde o Ubuntu 10.04 LTS (Lucid Lynx) a ser lançada com a área de trabalho GNOME em vez do seu ambiente Unity, que foi descontinuado no ano passado.
Conheça melhor o GNOME 3.28
Para saber mais sobre essa versão do ambiente GNOME, acesse a nota de lançamento.
Embora não seja garantido que funcione na sua distribuição, você pode tentar usar esse tutorial para receber a versão mais recente do GNOME:
Como instalar o GNOME 3.20 no Ubuntu GNOME 16.04
O que está sendo falado no blog nos últimos dias
- MX Linux 17.1 lançado – Confira as novidades e baixe
- GNOME 3.28 lançado – Confira as novidades dessa versão