E foi lançado o Getting Things GNOME 0.5 com tarefas recorrentes e melhorias. Confira as novidades e veja como instalar no Linux.
O Getting Things GNOME GTG é um organizador de tarefas pessoais e lista de tarefas inspirado na metodologia “Getting Things Done” (GTD).
O objetivo do GTG é ajudá-lo a rastrear tudo o que você precisa fazer e precisa saber, de pequenas tarefas a grandes projetos. A interface do usuário do GTG foi projetada para acomodar muitos fluxos de trabalho.
Agora, o aplicativo Getting Things GNOME de tarefas pessoais gratuitas e lista de tarefas de Jeff Fortin Tam recebeu uma grande atualização hoje, a versão 0.5, que adiciona vários novos recursos e melhorias.
Novidades do Getting Things GNOME 0.5
Já se passaram cerca de nove meses desde que Getting Things GNOME 0.4 foi lançado como uma atualização massiva após mais de seis anos de desenvolvimento, e agora suas tarefas pessoais e aplicativos de pendências favoritos recebem outro grande lançamento, Getting Things GNOME 0.5, trazendo refinamentos de experiência do usuário, formato de arquivo e editor de tarefas renovados, melhorias de desempenho e novos recursos matadores.
A maior novidade no lançamento do Getting Things GNOME 0.5 é a capacidade de criar tarefas recorrentes (repetidas).
Este é realmente um recurso obrigatório para qualquer tarefa pessoal, calendário ou aplicativo de tarefas e, pessoalmente, não consigo imaginar sair sem ele.
Para quem não sabe o que são tarefas recorrentes, o recurso permite definir lembretes automáticos (recorrência) para uma determinada tarefa todos os dias, em dias alternados, bem como semanais, mensais e anuais.
Outro novo recurso do Getting Things GNOME 0.5 é o suporte para emojis como ícones de tags em vez de emblemas baseados em ícones.
Além de ser visualmente atraente, uma das principais vantagens desse recurso é o melhor suporte para monitores HiDPI, uma vez que os emojis vêm em um formato escalonável.
No lado negativo, você terá que escolher manualmente um novo emoji para suas tarefas depois de atualizar da versão 0.4 para 0.5, pois os emblemas antigos se foram.
O Editor de Tarefas recebeu algumas melhorias nesta atualização, pois foi reescrito para tornar o analisador baseado em tempo limite mais rápido, adicionar suporte para caixas de seleção GTK às subtarefas, exibir subtarefas concluídas com um estilo de texto tachado normal, adicionar suporte para subtítulos no formato Markdown e implementar suporte para fechamento automático de tarefa pai ao abrir subtarefas e vice-versa.
Entre as melhorias na interface do usuário (IU) implementadas no Getting Things GNOME 0.5, há um alternador de modo escuro nas preferências, a capacidade de adicionar tarefas pai a uma tarefa existente clicando com o botão direito na janela do navegador de tarefas, a capacidade de excluir tarefas fechadas diretamente da janela principal, a capacidade de lembrar a última visualização usada, bem como um novo logotipo de estilo plano e único que corresponde ao estilo de ícone mais recente do GNOME.
Como acontece com todos os novos lançamentos, também existem várias correções de bugs e melhorias de desempenho para tornar o aplicativo de tarefas mais rápido, estável e confiável, para que você possa se concentrar apenas em ser mais produtivo, em vez de ficar irritado por não funcionar do jeito que você quiser.
Para saber mais sobre essa versão do Getting Things GNOME, acesse a nota de lançamento.
Como instalar ou atualizar
Para instalar a versão mais recente do Getting Things GNOME nas principais distribuições Linux, use esse tutorial:
Como instalar o Getting Things GNOME no Linux via Flatpak