Usado e odiado por muitos usuários, o Gerenciador de senhas do Chrome ganhou novas proteções, que o tornarão ainda mais seguro.
O Chrome Password Manager é uma parte integrada dos serviços do Google que podem gerenciar e preencher automaticamente credenciais no navegador Chrome e outros produtos de software do Google, sincronizando as informações de login em todos os aplicativos usados pela mesma Conta do Google.
Embora o armazenamento de credenciais de conta no navegador da Web as torne suscetíveis a roubo e descriptografia de ladrões de informações (malware), os usuários que seguem práticas de segurança sólidas podem aproveitar a conveniência do Gerenciador de senhas do Google com o mínimo de preocupação.
Agora, o Google anunciou cinco recursos novos e já disponíveis que fortalecem ainda mais a segurança dos dados armazenados em seu Gerenciador de Senhas e estabelecem salvaguardas que protegem os usuários da exposição a riscos.
Gerenciador de senhas do Chrome ganhou novas proteções
Sim. O Gerenciador de senhas do Chrome ganhou novas proteções, pois o Google Chrome está obtendo novos recursos de aprimoramento de segurança para o Gerenciador de senhas integrado, tornando mais fácil para os usuários gerenciar suas senhas e manter-se protegido contra ataques de seqüestro de contas.
O primeiro novo recurso é a adição de um atalho de área de trabalho dedicado para o Google Password Manager, permitindo que os usuários acessem e gerenciem rapidamente todas as suas credenciais de conta armazenadas, modifiquem as configurações de preenchimento automático e muito mais.
A segunda adição é a introdução da autenticação biométrica no desktop, que até agora estava disponível apenas em plataformas móveis.
Isso permitirá que os usuários definam uma camada extra de segurança, exigindo biometria adicional ou autenticação do Windows Hello, como impressões digitais ou reconhecimento facial, antes que o gerenciador de senhas preencha automaticamente as credenciais de um site.
Outro novo recurso de “qualidade de vida” é a capacidade de salvar notas personalizadas com cada um de seus logins salvos, permitindo que você salve outras informações necessárias para fazer login em uma conta.
Por exemplo, alguns sites exigem informações adicionais para fazer login, como perguntas de segurança ou PINs, que agora podem ser salvos nas notas.
A quarta funcionalidade promovida pelo Google é a possibilidade de importar senhas de outros gerenciadores de senhas, o que agora pode ser feito exportando um arquivo CVS da ferramenta antiga e importando-o no Chrome.
Atualmente, o Google Chrome suporta a importação de senhas do Edge, Safari, 1Password, Bitwarden, Dashlane e LastPass.
Por fim, a ferramenta de verificação de senha, que alerta os usuários quando suas credenciais de conta correspondem a senhas conhecidas por serem expostas, agora sinalizará senhas fracas e reutilizadas também no aplicativo Chrome para iOS para dispositivos móveis.
Deve-se observar que armazenar senhas em seu navegador da Web traz riscos adicionais, pois essas credenciais são comumente procuradas e roubadas por malwares que roubam informações.
Essas infecções por malware verificam os navegadores instalados, acessam o banco de dados do navegador e roubam essas credenciais para novos ataques ou para serem vendidas nos mercados da dark web.
No entanto, mesmo com esses riscos, muitas pessoas continuam usando o navegador para armazenar credenciais devido à facilidade de uso e, em muitos casos, aos constantes prompts para salvar senhas.
Portanto, quaisquer melhorias na segurança do Gerenciador de Senhas do Google são bem-vindas e preparadas para melhorar a segurança de milhões de contas.