Foi lançado o Geary 3.38 com suporte a plug-ins e outras melhorias. Confira todas as novidades dessa versão e veja como instalar ou atualizar.
O Geary Mail é um cliente de e-mail de desktop de código aberto e gratuito desenvolvido pelo projeto Gnome.
Inicialmente, o projeto foi fundado pela Fundação Yorba, que criou o popular gerenciador de fotos Shotwell, mas depois o desenvolvimento foi para a comunidade Gnome.
O objetivo do desenvolvimento do projeto é criar um produto rico em recursos, mas ao mesmo tempo extremamente fácil de usar e que consuma um mínimo de recursos.
O cliente de email foi projetado para uso independente e para trabalhar em conjunto com serviços de email baseados na Web, como Gmail e Yahoo! Mail
A interface é implementada usando a biblioteca GTK3+. Um banco de dados SQLite é usado para armazenar o banco de dados de mensagens; Um índice de texto completo é criado para pesquisar no banco de dados de mensagens.
O programa é uma ótima opção para quem está procurando uma alternativa para seu atual cliente de e-mail. Tanto, que o cliente de e-mail padrão para Elementary OS, Pantheon Mail, é um fork do Geary.
O Geary é um aplicativo de e-mail baseado em GTK que permite ler, localizar e enviar e-mails através de uma interface moderna repleta de integrações de área de trabalho do GNOME Shell (notificações, contas on-line do GNOME, etc.).
Uma das principais razões para usar o Geary, digamos, no Mozilla Thunderbird ou no Evolution, é que ele é construído em torno de ‘conversas’ em vez de e-mails individuais.
Se você está acostumado com a maneira do Gmail de ler e-mails, onde as respostas podem ser lidas no e-mail ao qual eles estão respondendo, o Geary é obrigatório.
Enfim, você não precisa abrir cada mensagem ou responder individualmente para ler uma discussão completa.
Agora, foi anunciado o lançamento da nova versão do Geary 3.38, que é um cliente de email focado no uso no ambiente Gnome.
Novidades do Geary 3.38
Geary 3.38.0 é uma nova versão importante que traz uma safra de novos recursos, faz algumas correções de bugs bem-vindos e aumenta a compatibilidade geral do servidor.
Dentre as mudanças desta versão, a que mais se destaca a adição de suporte a plugins. Novos plug-ins Geary permitem aos usuários adicionar funcionalidades adicionais ao cliente. Vários plug-ins estão incluídos nesta versão:
- Tocar som no e-mail enviado;
- Criação de modelos de correio;
- Mala direta com arquivos .csv.
Os usuários podem ativar (ou desativar posteriormente) essas extensões no aplicativo através do novo painel Geary> Preferências> Plug-ins.
Os desenvolvedores que desejam fazer seus próprios plug-ins Geary podem fazê-lo usando Vala e propô-los para inclusão no aplicativo.
Versões futuras do aplicativo irão melhorar o suporte a plug-ins adicionando suporte Python e permitindo que usuários e desenvolvedores “instalem” plug-ins através do diretório Home.
Geary 3.38.0 também é mais inteligente para baixar e deletar mensagens por conta; o aplicativo mostra fotos de contato armazenadas no aplicativo GNOME Contacts em notificações por e-mail (quando aplicável); e renomeia a pasta “Spam” para “Lixo”.
Geary 3.38 muda no resumo:
- Suporte a plugins;
- Reduza o número de barras de informações de relatório de ‘erro’;
- As notificações de e-mail da área de trabalho agora mostram fotos de contato;
- Ordenação aprimorada de pastas;
- Pasta ‘Spam’ renomeada para ‘Junk’;
- Melhor compatibilidade de servidor.
Para saber mais sobre essa versão do Geary, acesse a nota de lançamento.
Como instalar ou atualizar o Geary Mail 3.38
Você pode baixar e instalar o Geary no Ubuntu e outras distribuições Linux do Flathub. Flathub é a maneira recomendada de instalar o Geary e garante que você sempre tenha a versão mais recente.
Para instalar a versão mais recente do Geary Mail nas principais distribuições Linux, use um desses tutoriais:
Como instalar o incrível cliente Geary Mail no Linux via Flatpak
Como instalar o Geary Mail no Ubuntu e derivados
- Como instalar o driver para o controle do Xbox no Ubuntu
- Como instalar o NeoGeo Pocket Emulator no Linux via Snap
- Como instalar o jogo Space Station 14 no Linux via Flatpak
- Como habilitar o repositório Games no openSUSE