E foi lançado o Garuda Linux 220101 com a nova edição Cinnamon, e mais. Confira as novidades e descubra onde baixar a distribuição.
Garuda Linux é uma distribuição contínua baseada no sistema operacional Arch Linux, disponível em uma variedade de ambientes de desktop e gerenciadores de janela, incluindo KDE Plasma, GNOME, Cinnamon, MATE, Xfce, LXQt, Wayfire, bspwm, i3, Deepin, UKUI e Recbox (alguns deles nas variantes “Ultimate” e “Lite”).
Mas, ao contrário do Arch Linux, o Garuda Linux vem com um instalador gráfico (Calamares) para fácil instalação e outras ferramentas gráficas avançadas para gerenciar seu sistema.
Essa é uma distro voltada para o desempenho com muitos ajustes para melhorar o desempenho. Alguns dos muitos ajustes incluem o uso de zram, um governador de CPU de desempenho, junto com um software de gerenciamento de memória personalizado.
Garuda Linux tem se esforçado para fornecer estabilidade ao sistema incluindo o utilitário de backup Timeshift.
Agora, seguindo seu modelo de lançamento mensal, a equipe Garuda anunciou uma nova versão chamada Garuda Linux “White-tailed Eagle” (220101).
Novidades do Garuda Linux 220101
O Garuda Linux baseado em Arch Linux tem uma nova versão ISO para lançar 2022 com algumas novas ferramentas interessantes, uma nova edição da comunidade e as melhorias de desempenho usuais.
Garuda Linux ainda tenta trazer o Arch Linux para as massas, e o lançamento do Garuda Linux 220101, apelidado de “Águia de cauda branca”, está aqui para apresentar uma nova edição da comunidade com o amado e leve ambiente de desktop Cinnamon mantido pelos desenvolvedores do Linux Mint.
Garuda Linux ofereceu uma edição Cinnamon há algum tempo, mas parece que ela foi descartada por falta de um mantenedor.
Bem, a boa notícia é que a edição Cinnamon está de volta com um novo mantenedor, ela usa o ambiente de desktop Cinnamon 5.0 e fornece aos usuários uma experiência sofisticada e um monte de opções de personalização.
Outra coisa legal sobre o novo lançamento do Garuda Linux é que ele introduz uma nova ferramenta chamada Btrfs Assistant. Ele foi dividido do utilitário Garuda Assistant em um novo aplicativo gráfico que permite controlar mais facilmente seus sistemas de arquivos Btrfs.
A ferramenta Btrfs Assistant tem alguns novos recursos internos, como suporte para restauração de instantâneos com subvolumes aninhados sob eles, bem como a capacidade de restaurar instantâneos mesmo se seus subvolumes estiverem montados. Veja em ação abaixo rodando na nova edição do Cinnamon!
A versão Garuda Linux 220101 também vem com um utilitário Garuda System Maintenance atualizado que agora é capaz de informar os usuários sobre atualizações parciais de suas instalações, bem como sobre sistemas desatualizados, caso eles não tenham aplicado as atualizações por mais de duas semanas. Obviamente, essas notificações são opcionais e podem ser desativadas.
Outra nova edição da comunidade vê a luz do dia com este novo lançamento do Garuda Linux, apelidado de edição KDE-git, que fornece um ISO básico para aqueles que desejam seguir o desenvolvimento do ambiente de desktop KDE Plasma mais de perto.
Como o próprio nome sugere, ele usa muitos pacotes KDE Plasma -git compilados diariamente no Chaotic-AUR, por isso é voltado para usuários experientes.
Por último, mas não menos importante, a primeira versão do Garuda Linux de 2022 descarta a ferramenta de ajustes de desempenho da instalação padrão para oferecer uma configuração de estoque mais “neutra” em uma tentativa de atrair mais usuários para o Garuda Linux.
A ferramenta de ajustes de desempenho será solicitada para instalação pelo utilitário Setup Assistant quando PCs clássicos de torre forem detectados.
Por outro lado, as edições dr460nized (KDE Plasma) e GNOME serão enviadas com power-profiles-daemon para controlar os perfis de energia de seus dispositivos.
Claro, as atualizações mais recentes estão incluídas no lançamento do Garuda Linux 220101, que está disponível para download agora no site oficial como KDE Dr460nized, KDE Dr460nized Gaming, KDE Dr460nized BlackArch, GNOME, Xfce, LXQT-Kwin, Cinnamon, MATE, Edições Wayfire, Sway, Qtile, i3 e BSPWM.
Para saber mais sobre essa versão da distribuição, acesse a nota de lançamento.
Baixe e experimente o Garuda Linux 220101
Por fim, se você já estiver usando o Garuda Linux, execute um único comando para atualizar seu sistema para a versão mais recente:
sudo pacman -Syu
Você também pode baixar a imagem ISO de qualquer uma das edições aqui e instalá-la do zero seguindo as instruções oficiais de instalação.
A imagem ISO do Garuda Linux 210225 já pode ser baixada acessando a página de download da distribuição.
Verifique se a imagem ISO está corrompida
Antes de gravar a imagem ISO que você baixou, verifique se ela está corrompida usando o tutorial abaixo:
Como verificar se uma imagem ISO está corrompida
Como gravar uma imagem ISO no Linux
Quem precisar gravar a imagem ISO após o download, pode usar esse tutorial do blog:
Como gravar uma imagem ISO Usando o Nautilus
Como gravar uma imagem ISO usando o Terminal
Como criar um pendrive de instalação
Como criar um pendrive inicializável com GNOME Disks
Como criar um pendrive inicializável com o Etcher no Linux