Richard Hughes anunciou o lançamento do FWUPD 1.8 com suporte para novos dispositivos. Confira as novidades dessa atualização.
O Fwupd/LVFS alcançou muitas conquistas nos últimos anos, com o envolvimento de mais fornecedores de hardware, os dispositivos do Google começando a exigir que seus parceiros forneçam atualizações compatíveis com o Fwupd/LVFS e outras melhorias de suporte de hardware.
Ele é um novo recurso e atualização de manutenção para a ferramenta número um do Linux para atualizar o firmware do seu hardware. Um utilitário para atualização de vários componentes de firmware/BIOS nativamente no Linux e integração com o Linux Vendor Firmware Service (LVFS) para a fácil distribuição das referidas imagens de firmware
Agora, a ferramenta de atualização de firmware Fwupd Linux tem uma nova grande versão estável a partir de hoje, a versão 1.8, que traz vários novos recursos e melhorias, suporte para novo hardware e outras alterações.
Novidades do Fwupd 1.8
O Fwupd 1.8 vem com suporte para novos dispositivos, que agora você pode atualizar seu firmware em uma distribuição GNU/Linux.
Estes incluem programador CH341A SPI, receptor Corsair Sabre RGB PRO e Slipstream USB, hubs Genesys GL3521 e GL3590, Google Servo Dock, dispositivos Logitech M550, M650 e K650, bem como o teclado configurável Launch Lite do System76.
Além disso, o fwupd 1.8 adiciona suporte para mais leitores de impressão digital ELAN, mais painéis Wacom integrados, mais máquinas NovaCustom, mais laptops StaLabs StarLite, mais laptops TUXEDO Computers, dispositivos FlatFrog e módulos Quectel EM05 LTE Cat 4 IoT.
Além do suporte aprimorado de hardware, o fwupd 1.8 apresenta vários novos recursos, como um novo atributo para CPUs compatíveis com HSI, novos atributos HSI para AMD PSP e outras proteções de sistema, suporte inicial a SBoM (Software Bill of Materials), bem como suporte para despejando a imagem MTD em um blob de firmware.
Outra novidade é o comando fwupdmgr install, que pode ser usado para instalar uma versão de firmware especificada, a capacidade de substituir o tipo de máquina detectado, que é útil para depuração e desenvolvimento, e a capacidade de exibir o número de série do dispositivo e os IDs de instância por padrão .
Além disso, o fwupd 1.8 adiciona a versão de tempo de execução fwupd-efi como um requisito de firmware, inibe o dispositivo ao atualizar um dispositivo, reinicia o BMC (baseboard management controller) após instalar as atualizações do BCM (Body Control Module) e usa o CFI (Control Flow Integridade) do fabricante para definir o fornecedor do hardware.
Sobre esse lançamento, o desenvolvedor Richard Hughes, disse que:
“O mais notável é que o LVFS já forneceu mais de 50 milhões de atualizações para máquinas Linux em todo o mundo. O número real de atualizações implantadas será muito superior a 50 milhões, o que honestamente me impressiona.”
Com esta nova versão estável, o fwupd agora usa automaticamente o ícone correto para mais dispositivos, permite que o Capsule-on-Disk funcione em mais casos, permite alterar o tamanho do flash do flashrom detectado, adiciona metadados de carga útil assinada para mais hardware e corrige muitos problemas .
Mais detalhes sobre o lançamento do FWUPD 1.8 podem ser encontrados no anúncio de lançamento.
Como instalar ou atualizar o Fwupd
Integradores de sistema operacional Linux e usuários avançados que gostam de compilar software por conta própria podem fazer o download do fwupd 1.8 agora mesmo na página do projeto no GitHub.
Todos os outros devem esperar por este lançamento nos repositórios de software estáveis de suas distribuições Linux favoritas antes de atualizar.
E, para instalar a versão mais recente do Fwupd nas principais distribuições Linux, use esse tutorial:
Como instalar o GNOME Firmware no Linux via Flatpak