Richard Hughes anunciou o lançamento do FWUPD 1.8.7 com suporte para mais laptops da Star Labs. Confira as novidades dessa atualização.
O Fwupd/LVFS alcançou muitas conquistas nos últimos anos, com o envolvimento de mais fornecedores de hardware, os dispositivos do Google começando a exigir que seus parceiros forneçam atualizações compatíveis com o Fwupd/LVFS e outras melhorias de suporte de hardware.
Ele é um novo recurso e atualização de manutenção para a ferramenta número um do Linux para atualizar o firmware do seu hardware. Um utilitário para atualização de vários componentes de firmware/BIOS nativamente no Linux e integração com o Linux Vendor Firmware Service (LVFS) para a fácil distribuição das referidas imagens de firmware
Agora, Richard Hughes, o criador original e atual mantenedor do serviço Linux Vendor Firmware Service (LVFS), anunciou o lançamento do fwupd 1.8.7 como o sétimo lançamento pontual para a última série estável fwupd 1.8.
Novidades do Fwupd 1.8.7
Como em todos os novos lançamentos do fwupd, a versão 1.8.7 está aqui para adicionar suporte para mais hardware, incluindo mais laptops Linux da Star Labs (provavelmente o próximo laptop StarFighter), dispositivos de leitura de impressão digital, hardware háptico ELAN, Goodix GF3258WNC, Anker Thunderbolt 4 Mini Hub, QSI Godzilla Creek Reference Hub, bem como suporte experimental para GPUs discretas Intel.
Alguns novos recursos também estão presentes nesta versão, como suporte para metadados compactados em xz, que devem reduzir a largura de banda usada para baixar arquivos de firmware em aproximadamente 25%, uma nova verificação HSI para os hashes ‘Key Manifest’ vazados da Lenovo, como bem como a capacidade de medir a integridade do sistema ao instalar atualizações UEFI e registrar mais dados DMI do host ao enviar um relatório de falhas de DBX.
Além disso, o fwupd 1.8.7 adiciona documentação para três atributos HSI existentes, adiciona suporte para carregar CoSWID quando apenas uma função é definida, adiciona o requisito de reinserção para dispositivos Analogix, adiciona a capacidade de analisar metadados com mais de 1 MB de tamanho, e garante que a permissão do arquivo de configuração esteja definida corretamente para plug-ins integrados.
Entre alguns dos bugs corrigidos nesta versão, há uma regressão que ocorreu ao usar o comando fwuptool install-blob com firmware FMAP e uma falha de compilação ao compilar fwupd sem efiboot.
O Fwupd 1.8.7 também apresenta suporte para contar apenas os hashes da Microsoft ao obter a versão DBX e apenas usar o IFD quando o sistema é baseado em Intel e remove o suporte para os links simbólicos a seguir ao procurar dispositivos ESP.
Mais detalhes sobre o lançamento do FWUPD 1.8.7 podem ser encontrados no anúncio de lançamento.
Como instalar ou atualizar o Fwupd
A lista crescente de dispositivos suportados pelo Fwupd e pelo Linux Vendor Firmware Service pode ser encontrada em fwupd.org.
Integradores de sistema operacional Linux e usuários avançados que gostam de compilar software por conta própria podem fazer o download do fwupd 1.8.5 agora mesmo na página do projeto no GitHub.
Todos os outros devem esperar por este lançamento nos repositórios de software estáveis de suas distribuições Linux favoritas antes de atualizar.
E, para instalar a versão mais recente do Fwupd nas principais distribuições Linux, use esse tutorial:
Como instalar o GNOME Firmware no Linux via Flatpak