Richard Hughes anunciou o lançamento do FWUPD 1.8.5 com novos recursos e melhor suporte a hardware. Confira as novidades dessa atualização.
O Fwupd/LVFS alcançou muitas conquistas nos últimos anos, com o envolvimento de mais fornecedores de hardware, os dispositivos do Google começando a exigir que seus parceiros forneçam atualizações compatíveis com o Fwupd/LVFS e outras melhorias de suporte de hardware.
Ele é um novo recurso e atualização de manutenção para a ferramenta número um do Linux para atualizar o firmware do seu hardware. Um utilitário para atualização de vários componentes de firmware/BIOS nativamente no Linux e integração com o Linux Vendor Firmware Service (LVFS) para a fácil distribuição das referidas imagens de firmware
Agora, Richard Hughes, o criador original e atual mantenedor do serviço Linux Vendor Firmware Service (LVFS), anunciou o lançamento do fwupd 1.8.5 como o quinto lançamento pontual para a última série estável fwupd 1.8. Junto com ele, o fwupd 1.7.10 foi lançado como uma atualização de manutenção para a série fwupd 1.7.
Novidades do Fwupd 1.8.5
O Fwupd 1.8.5 vem cerca de três semanas após o fwupd 1.8.4 e apresenta um novo plug-in para exibir a versão do firmware SMU em AMD APU/CPUs, um novo plug-in de inicialização do Android para atualizar dispositivos de bloco específicos, suporte para descritores de capacidade de plataforma para permitir que os dispositivos set quirks e um novo plugin que contém o código genérico Intel Goshen Ridge.
Esta versão também adiciona suporte para novo hardware, incluindo o mouse para jogos Corsair SABER RGB PRO, mais docks USB-4 Intel Goshen Ridge, bem como mais dispositivos Sonix CAM.
Além disso, melhora o suporte para dispositivos existentes, como dispositivos Wacom AES, que agora são atualizados corretamente, sistemas Ryzen 6000 para desabilitar a alteração do modo de suspensão, bem como smartphones PinePhone Pro para expor o MTD como Tow-Boot.
Entre outras mudanças, a atualização do fwupd 1.8.5 permite especificar o ESP ao aplicar a atualização do DBX, adiciona a capacidade de sempre verificar as partições do BDP ao buscar todos os ESPs disponíveis, remove a mensagem ‘pode não ser usado durante a atualização’ para atualizações do DBX e limita o tamanho do arquivo para 25 por cento da RAM ou 4 GB.
Além disso, o utilitário de atualização de firmware do Linux agora carrega metadados coSWID de um dispositivo de bloco uSWID MTD, não salva mais a senha gerada automaticamente pelo Redfish em um arquivo legível pelo usuário, apenas cria usuários usando IPMI quando possível, adiciona suporte para gravação de todos os arquivos CCGX blocos de metadados e corrige vários bugs.
Mais detalhes sobre o lançamento do FWUPD 1.8.5 podem ser encontrados no anúncio de lançamento.
Como instalar ou atualizar o Fwupd
A lista crescente de dispositivos suportados pelo Fwupd e pelo Linux Vendor Firmware Service pode ser encontrada em fwupd.org.
Integradores de sistema operacional Linux e usuários avançados que gostam de compilar software por conta própria podem fazer o download do fwupd 1.8.5 agora mesmo na página do projeto no GitHub.
Todos os outros devem esperar por este lançamento nos repositórios de software estáveis de suas distribuições Linux favoritas antes de atualizar.
E, para instalar a versão mais recente do Fwupd nas principais distribuições Linux, use esse tutorial:
Como instalar o GNOME Firmware no Linux via Flatpak