Má noticia para donos de computadores ‘datados’, os futuros lançamentos do Lubuntu não se concentrarão mais em PCs antigos. Confira os detalhes dessa mudança.
- Como transmitir vídeos para o Chromecast via terminal usando o Stream2Chromecast
- Como instalar o cliente Spotify Spot no Linux via Flatpak
- Musikcube no Linux – Conheça esse player baseado no terminal
Desde o momento em que foi criado, há oito anos, o Lubuntu sempre foi conhecido como o sabor oficial do Ubuntu direcionado a usuários de “computadores antigos de 10 anos atrás”.
Isso sempre foi verdadeiro principalmente porque o sistema era lançado com o LXDE (Lightweight X11 Desktop Environment) como interface de usuário padrão.
O Lubuntu nunca foi um sistema operacional inchado e nunca será, mas como os computadores de 32 bits estão sendo abandonados e se tornando cada vez mais difíceis de encontrar atualmente, a equipe de desenvolvimento decidiu que é hora de mudar o principal objetivo do Lubuntu e abandonar o suporte a PC’s antigos.
Futuros lançamentos do Lubuntu não se concentrarão mais em PCs antigos
O desenvolvedor do Lubuntu, Simon Quigley, anunciou que versões futuras do sistema operacional Lubuntu mudarão o foco de um sistema operacional Linux para PCs mais antigos para uma distribuição Linux moderna, funcional e modular.
Sobre isso, ele disse o seguinte:
“Decidimos que, no futuro, precisamos nos adaptar à situação atual do mercado. Portanto, nosso foco principal está mudando de uma distribuição cujo foco principal é fornecer um sistema para computadores antigos para uma distribuição funcional, porém modular, focado em sair do caminho e deixar os usuários usarem o computador.”
Com isso em mente, a futura versão do Lubuntu fornecerá aos recém-chegados todo o suporte necessário para começar a usar um sistema operacional baseado em Linux, irá alavancar aplicativos modernos baseados em Qt para oferecer aos usuários uma experiência Linux funcional e modular, manter uma experiência leve por padrão, e suporta qualquer idioma em todo o mundo.
As versões futuras do Lubuntu serão fornecidas com o ambiente de desktop LXQt por padrão, em vez do LXDE, que é antigo e baseado em tecnologias de código aberto que desaparecerão em breve.
O LXQt é a versão moderna do LXDE baseada em tecnologias Qt, então você também poderá usar muitos aplicativos Qt.
A primeira versão do Lubuntu a incluir o LXQt por padrão será o Lubuntu 18.10 (Cosmic Cuttlefish), com lançamento previsto para 18 de outubro de 2018.
Também parece que o Lubuntu 18.10 pode não suportar instalações de 32 bits. Felizmente, usuários que não podem pagar por uma máquina de 64 bits ainda pode usar o Lubuntu 18.04 LTS, pois este será suportado até abril de 2021.
No final, Lubuntu continuará a ser o sistema operacional que serve para trazer de volta à vida computadores antigos, mas a partir da próximas versões, isso só servirá para PC’s com 10 anos que usam um processador dual-core de 64 bits com pelo menos 2GB de RAM, não máquinas de 32 bits de 20 anos atrás que não existem mais.
Para saber mais sobre a visão futura do Lubuntu, visite o anúncio oficial.