Pouco depois de se destacar e se separar da Mozilla a Fundação Rust ganhou forma e reuniu seus primeiros patrocinadores para garantir seu sustento.
Depois do desastre acusado pela Mozilla em 2020 e dos desenvolvimentos internos que a empresa deixou ao longo do caminho, incluindo uma infinidade de dispensas nunca antes vistas, o único projeto cuja continuidade não gerou dúvidas é o da linguagem de programação Rust, uma verdadeira inovadora contribuição que tem sido muito apreciada dentro e fora da própria Mozilla.
Assim, uma vez que o futuro da Rust foi separado das decisões peregrinas da multinacional, a criação de uma Fundação Rust que assegurasse a manutenção e o avanço da linguagem de programação foi apenas uma questão de tempo.
Fundação Rust ganhou forma e reuniu seus primeiros patrocinadores
Como tem sido: neste mês de fevereiro de 2021 nasceu a Rust Foundation, uma organização sem fins lucrativos cujo lema é, no entanto, esclarecedor: “Um bom software é feito por pessoas felizes e bem apoiadas.”
Conforme descrito pela própria Rust Foundation:
“The Rust Foundation é uma organização independente sem fins lucrativos que gerencia a linguagem de programação e o ecossistema Rust, com um foco único no apoio ao conjunto de mantenedores que governam e desenvolvem o projeto.”
Uma descrição muito significativa, aliás, não só em relação ao projeto em questão, mas ao ecossistema de software livre em geral.
Em outras palavras, o que a Mozilla criou e ajudou a crescer, agora transformado em uma Fundação Rust ‘independente’, será financeiramente sustentado por um grupo de membros incluindo a própria Mozilla, mas também Amazon Web Services, Google. Huawei e a última grande empresa a se juntar ao elenco inicial, a Microsoft.
Porque aqui está o importante: quando falamos do elenco inicial, estamos falando dos membros fundadores da organização.
Em suma, Rust garantiu seu futuro com a Rust Foundation e com o dinheiro que seus membros fundadores e seus seguidores irão contribuir, o que sem dúvida será mais.
Muitos daqueles que, de uma forma ou de outra, se beneficiam desta linguagem de programação. E é que de todas as coisas que a Mozilla fez de errado nos últimos anos, Rust não é, claro, uma delas.
Na verdade, a Mozilla também é a favor da continuação da tecnologia, pois seu uso no Firefox está aumentando. Podemos dizer, então, que essa mudança foi inteligente e funcionou bem para eles.